Quem foi Teri Garr, atriz de “Friends” e “Tootsie”, que morreu aos 79 anos

A famosa lutava contra as sequelas da esclerose múltipla e até escreveu uma autobiografia

Da Redação

Quem foi Teri Garr, atriz de “Friends” e “Tootsie”, que morreu aos 79 anos
Teri Garr e Lisa Kudrow em Friends
Reprodução

A atriz Teri Garr, indicada ao Oscar como coadjuvante por "Tootsie" (1982) e a mãe (secreta) de Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), em “Friends”, morreu aos 79 anos na terça-feira, 29 de outubro. A notícia foi confirmada por seu empresário. 

Teri Garr nasceu em 11 de dezembro de 1944 em Lakewood, no estado americano de Ohio. Ela começou no mundo artístico como dançarina em filmes musicais de Elvis Presley na década de 60. Mais tarde, foi convidada para atuar em diversos longas. Foram mais de 140 participações. 

Ela também ficou conhecida por clássicos como "O Jovem Frankenstein" (1974) e "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" (1977). Em Friends, ela apareceu em 3 episódios como a mãe biológica de Phoebe, entre os anos de 1997 e 1998.

Lisa Kudrow, em um comunicado enviado à People, após saber da morte da colega de elenco, disse: "A Teri Garr era um gênio da comédia que foi e é uma grande influência para mim, e sei que não sou a única. Sinto-me muito sortuda e grata por ter trabalhado com a Teri Garr".

Luta pela esclerose múltipla 

Apesar de lutar contra as sequelas da esclerose múltipla (EM), que a deixou em uma cadeira de rodas nos últimos anos, Teri Garr ainda continuou fazendo pequenos papéis, dublagens e parições em programas humorísticos. 

Em 2002, ela revelou haver sido diagnosticada com a doença após ter os sintomas por duas décadas. Ela chegou a dar entrevistas recentes sobre o assunto, nas quais admitiu ter escondido a doença com medo de se prejudicar na carreira. 

Em 2006, quatro anos após revelar o diagnóstico de esclerose múltipla, Teri sofreu um aneurisma. Naquele mesmo ano, publicou uma autobiografia, intitulada “Speedbumps: Flooring It Through Hollywood”, em que compartilha de forma bem-humorada as experiências e desafios da vida no showbiz. 

Garr se tornou embaixadora nacional da National Multiple Sclerosis Society e presidente nacional do programa Women Against MS da Society. Apesar de continuar trabalhando, ela limitou o número de projetos em que apareceu e se aposentou da atuação em 2011.

“Desacelerar não está na minha natureza, mas eu tenho que fazer isso”, ela disse  à Brain & Life Magazine em 2005. “Estresse, ansiedade e todas essas coisas de alta tensão não são boas para a EM”, completou. Teri deixou uma filha, Molly O’Neill, de 30 anos.

O que é esclerose múltipla? 

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso central, incluindo o cérebro e a medula espinhal. Na EM, o sistema imunológico ataca a mielina, uma camada protetora ao redor das fibras nervosas, causando inflamação e danos que dificultam a transmissão de impulsos nervosos. 

Esse processo leva a uma variedade de sintomas, que podem incluir fadiga, problemas de visão, dores, dificuldades motoras e cognitivas, além de perda de coordenação.

Existem diferentes tipos de esclerose múltipla, como a forma remitente-recorrente, que é a mais comum, caracterizada por surtos seguidos de períodos de recuperação parcial ou total, e a forma progressiva, que apresenta piora contínua dos sintomas ao longo do tempo.

O tratamento da EM geralmente envolve o uso de medicamentos para reduzir a frequência dos surtos e controlar os sintomas, além de fisioterapia e terapia ocupacional para ajudar na reabilitação e na melhora da qualidade de vida.

Mais notícias

Carregar mais