Quem foi Cidinha Abravanel, primeira esposa de Silvio Santos mantida em segredo

O apresentador manteve o relacionamento em total discrição por quase 20 anos

Da Redação

Silvio Santos
Reprodução/SBT

Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira, morreu aos 93 anos no sábado, 17 de agosto, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1). Além dos negócios, sua vida pessoal também foi alvo de muito interesse. 

Muitos conhecem Íris Abravanel, autora de novelas, empresária, jornalista e esposa de Silvio Santos por 43 anos. Eles tiveram, quatro filhas: Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. 

Mas pouco se fala de Maria Aparecida Vieira Abravanel, ou apenas Cidinha Abravanel, a primeira esposa do apresentador. Isso porque, o casamento foi mantido em segredo e longe do público. 

O apresentador manteve o relacionamento em total discrição por quase 20 anos, com a ideia de manter seu perfil de “galã” ou “herói”, como ele costumava dizer. 

Cidinha e Silvio se relacionaram entre os anos de 1962 e 1977 e eles tiveram duas filhas, Cintia e Silvia Abravanel, que foi adotada ainda bebê. Contudo, o casamento acabou quando ela morreu de câncer no estômago.

Por que Silvio Santos escondeu a primeira esposa?

Quando se casou, o apresentador já estava no ar com a extinta TV Paulista, manteve o relacionamento escondido. Em entrevista ao jornalista Decio Piccini, ele explicou a decisão e disse que queria manter a pose de galã. 

"As moças acham detestável aplaudir, gritar, chorar, pular, festejar alguém que pertence a outra. Isso toca no amor-próprio da mulher. Acham ridículo e até humilhante bater palmas para um homem que chega em casa e beija e abraçar outra", disse na época.

Em 1988, Silvio Santos viajou para os Estados Unidos para um tratamento médico. Em seu retorno ao Brasil, ele confessou que se arrependeu de sua postura. 

"[Me arrependo] quando eu me lembro da minha mulher que morreu, e quando eu me lembro que eu dizia ser solteiro. Quando eu me lembro que eu escondia as minhas filhas para poder ser o galã, para poder ser o herói", afirmou.

"Minha maior tristeza foi a morte da minha esposa chamada Cida, aos 39 anos, com câncer no estômago. A minha maior alegria foi ter conhecido a minha esposa Iris, mãe das minhas quatro filhas", considerou em vídeo publicado em 2020. 

Silvia Abravanel é adotada?

A segunda filha de Silvio Santos nasceu em 18 de abril de 1971, que foi adotada por ele e Maria Aparecida. A primeira mulher do apresentador queria ter mais um filho e não estava conseguindo engravidar. 

A apresentadora contou em um podcast Bagaceira Chique, de Luciana Gimenez, como foi o processo de adoção:

"Cheguei em casa com três dias de vida. Tenho uma foto que eu tava num cueiro, ficava só com a cara de fora. Parecia uma lagarta. Amarradíssima. Tinha uma senhora, chamada Terezinha Mãe Cegonha, que arrumava filhos para pais que não tinham e era muito amiga do Manuel de Nóbrega", disse. 

E continuou: "Era para eu ser irmã do Carlos Alberto e não filha do Silvio. Só que o Carlos Aberto já era mais velho, ele tinha 19 anos. Aí o Manuel falou: 'Eu não quero. A Dalila não quer. Mas o Silvio quer. Dá pra Cida'". E assim foi. 

Silvia cuidava da programação matinal do SBT e, a partir de 2015, passou a comandar na emissora o programa infantil Bom Dia & Cia. 

Silvia Abravanel Foto: Band

Em entrevista ao Programa do João, ela falou sobre a relação com as irmãs: "A Rebeca e a Patrícia foram para uma área mais adulta, enquanto a minha é mais infantil. Então a gente não tem muita competitividade. Fiquei com o meu reinado ali, e elas que briguem pelo reinado delas para lá. Mas a gente troca algumas figurinhas de como tá e de como não tá", começou ela.

A apresentadora também é mãe de Amanda e Luana. 

Galeria de Fotos

Silvio Santos: relembre a história de vida e carreira do apresentador
1/18

Silvio Santos nasceu no Rio de Janeiro em 1930, e seu primeiro trabalho foi como camelôReprodução/SBT
E ele acabou se tornando uma das pessoas mais importantes da história da televisão brasileiraReprodução/SBT
Senor Abravanel se tornou Silvio Santos ainda na adolescênciaReprodução/SBT
Começou a carreira no rádio nos anos 1950, onde já se destacava por seu vozeirãoReprodução/SBT
As brincadeiras de auditório organizadas por Silvio, como "Topa tudo por dinheiro", marcaram geraçõesReprodução/SBT
"Porta da Esperança" foi um dos programas de destaque de SilvioReprodução/SBT
Silvio Santos no programa "Qual é a Música?"Reprodução/SBT
Silvio Santos no programa "Quer namorar comigo" Reprodução/SBT
Silvio Santos também inovou ao trazer formatos de programas que faziam sucesso no exterior, como o “Show do Milhão”Reprodução/SBT
O Teleton foi ao ar pela primeira vez em 1998, no SBT, e ajuda à pessoa com deficiência físicaReprodução/SBT
Por todo seu sucesso, ele recebeu inúmeros prêmios e homenagens no CarnavalReprodução/SBT
Apesar de não ter ocupado nenhum cargo político, Silvio Santos recebeu convites para se candidatar em algumas eleiçõesReprodução/SBT
Na vida pessoal, Silvio Santos se casou pela primeira vez com Cidinha Abravanel, que morreu de câncerReprodução/SBT
Depois, se casou com Íris Abravanel, com quem estava há 43 anosReprodução/SBT
Além da esposa, ele deixa seis filhas – Cíntia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata Reprodução/SBT
No início da pandemia, Silvio Santos se afastou do canal para ficar em isolamento nos Estados UnidosReprodução/SBT
O apresentador e empresário Silvio Santos morreu aos 93 anos, no dia 17 de agosto, em São PauloReprodução/SBT
Silvio Santos: relembre a história de vida e carreira do apresentador Reprodução/SBT

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.