Quem é o ex-marido visto como responsável pela morte de Amy Winehouse por fãs

Blake Fielder, disse em entrevista, que faria “quase tudo diferente” na relação que teve com a cantora

Da Redação

Quem é o ex-marido visto como responsável pela morte de Amy Winehouse por fãs
Amy e Blake
Reprodução

Amy Winehouse está entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Isso porque, a cinebiografia “Back to Black”, que retratará a vida e obra da cantora, ganhou o seu primeiro trailer na manhã desta quinta (11). 

Contudo, apesar de provavelmente não ser retratada no longa, uma história que chama atenção até hoje, quase 13 anos após sua morte, é o relacionamento conturbado que teve com Blake Fielder-Civil, seu ex-marido.

Amy tinha um estilo único e foi responsável por reacender a cena do soul feminino no Reino Unido em 2003 após o lançamento do disco ‘Frank’. No álbum seguinte, ‘Back to Black’, conseguiu ir ainda mais longe com o sucesso comercial. Não demorou para a jovem emplacar vários hits ao redor do mundo.

Contudo, junto com seu talento, a cantora alimentou por anos uma imagem negativa de desestabilidade emocional com o uso de drogas e, principalmente, por seu comentado relacionamento. Blake Fielder-Civil e Amy Winehouse foram casados entre 2007 e 2009. 

Ele admitiu tê-la apresentado à heroína, sendo visto por muitos fãs de Amy como parcialmente responsável pela morte da cantora.

Como foi o relacionamento de Amy Winehouse e Blake?

No cenário internacional, a renomada cantora Amy Winehouse, conhecida por sua voz única e talento inquestionável, teve sua vida pessoal marcada por controvérsias e tragédias. 

A artista, que iniciou sua ascensão global com o segundo álbum, viveu dois anos em segredo com seu então namorado, Blake, antes de se casarem em uma cerimônia discreta em 2007, custando apenas 65 euros, incluindo uma singela aliança da Tiffany.

Com apenas um mês de namoro, Amy tatuou o nome de Blake em cima do seio esquerdo, sobre o coração. Blake foi mais discreto, tatuando o nome atrás das orelhas.

Apesar da aparente simplicidade pública, a vida íntima do casal era longe de ser um conto de fadas. O ciúme de Blake, revelou-se como um ponto de tensão constante na relação. 

Foi ele quem introduziu Amy ao mundo das drogas, combinando substâncias químicas com álcool e medicamentos prescritos. Mesmo diante de acusações públicas, a cantora sempre defendeu fervorosamente seu companheiro.

No auge da fama, em julho de 2011, a notícia chocante da morte de Amy Winehouse abalou o mundo. Embora não tenha havido uma overdose tradicional, a intoxicação resultante do consumo excessivo de álcool na noite do incidente levou à morte da artista aos 27 anos.

Após a morte de Amy Winehouse, Blake, em entrevista ao The Sun, afirmou não ser responsável pela morte da ex-mulher, confirmando ter introduzido drogas em sua vida, mas alegando alívio ao descobrir que não havia drogas em seu organismo na hora da morte.

Em 2019, após diversas instâncias judiciais, Blake perdeu o processo que buscava 1 milhão de euros da fortuna deixada por Amy, além de ter sua tentativa de pensão negada pelos supostos "danos causados". 

Blake assume responsabilidade 

No final do ano passado, o ex-marido da cantora, Blake Fielder, disse em entrevista ao Good Morning Britain, que faria “quase tudo diferente” na relação que teve com ela.

"Eu era um viciado em drogas de 20 e poucos anos. Não tinha ideia alguma de como ficar sóbrio, muito menos como fazer isso com alguém que era uma grande engrenagem na máquina de uma gravadora. E havia interesses em que Amy continuasse se apresentando", disse ele.

“É devastador que ela não esteja aqui. Eu penso nela o tempo todo, pensei nela esta manhã quando lhe dei parabéns, ela era minha melhor amiga”, afirma. “Se não fosse por alguns fatores, acho que poderia ter sido um resultado diferente. Tudo aconteceu muito rapidamente para Amy. Nós éramos muito jovens”, continuou. 

Quando Amy foi encontrada morta em 2011, foi constatado que a causa do falecimento teria sido intoxicação por álcool. Em entrevista, Blake deixa claro o seu incômodo por, até então, ter sido o único culpado pela morte da cantora. Segundo ele, familiares e amigos também deveriam “responder a algumas perguntas”.

“Essa é uma das razões pelas quais eu queria falar hoje. Eu [sou culpado] e tudo bem. Não posso mudar o que as outras pessoas pensam sobre isso, mas, pessoalmente, precisava parar de carregar esse fardo. Carrego isso há mais de 10 anos”, contou.

“Sou a única pessoa nessa história que já assumiu alguma responsabilidade. Cometi alguns erros graves. Eu também era dependente em drogas aos meus 20 e poucos anos. Eu não tinha ideia de como ficar sóbrio, muito menos ajudar outra pessoa”, falou.

Ele ainda foi perguntando se mantinha contato com a família de Amy, e ao que parece, os familiares da estrela não tem o mínimo interesse em falar com ele. Atualmente, Blake deixou claro que está “reconstruindo” a si mesmo.

Quem é Blake Fielder-Civil?

Blake Fielder-Civil, nascido em Northamptonshire em 16 de abril de 1982, teve uma vida marcada por ocupações de baixa qualificação, predominantemente em casas noturnas. 

O encontro crucial com Amy Winehouse ocorreu em 2005, no pub The Good Mixer, enquanto Blake ocultava o fato de ter uma namorada na época.

Enfrentando desafios para encontrar emprego na Inglaterra, em parte devido à publicidade negativa relacionada à morte de Amy, Blake, que anteriormente trabalhava como assistente de vídeo, buscou alternativas como tentar vender material inédito da cantora para a imprensa. No entanto, seus esforços foram frustrados devido à resistência da família da falecida artista.

Back to Black 

Conforme a sinopse oficial, o filme se concentrará na produção do álbum "Back to Black" (2006), que catapultou Amy Winehouse à fama com sucessos como "Rehab" e a própria faixa-título. Este álbum marcou o apogeu da carreira da cantora, sendo também o seu último, pois Winehouse faleceu em 2011, aos 27 anos.

Marisa Abela (Industry) interpreta Winehouse no filme, enquanto Jack O'Connell (Invencível) vive Blake Fielder-Civil, o marido da cantora. Eddie Marsan (Heróis de Ressaca) é o pai de Amy, Mitch Winehouse; Juliet Cowan (O Poder) é sua mãe, Janis; e Lesley Manville (Trama Fantasma) vive Cynthia, sua avó.

Sob a direção de Sam Taylor-Johnson, conhecido por "50 Tons de Cinza", e com o roteiro de Matt Greenhalgh, de "O Garoto de Liverpool", "Back to Black" está programado para estrear nos cinemas britânicos em 12 de abril, ainda sem confirmação de lançamento no Brasil.

Assista ao trailer na íntegra:

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais