Quem é Jiraya Uai, DJ que mistura ritmos e se apresenta com um tipo de "Carreta Furacão"

Artista mistura sertanejo e eletrofunk, leva ‘energia caótica’ para os fãs e é sucesso no Centro-Oeste

Por Hanna Rahal

Um chapéu estilizado, alargadores, botina, cinto de fivela, óculos Juliete, camiseta de super-herói e uma performance que mistura funk, sertanejo e eletrônica. É assim que Jiraya Uai, o DJ e cantor que vem conquistando o público do Centro-Oeste, se apresenta nos palcos e nas redes sociais. 

Seu estilo, que une referências familiares e uma proposta completamente diferente do que se vê tradicionalmente no sertanejo, tem chamado atenção. Em entrevista exclusiva ao Band.com.br, nos bastidores de sua apresentação no Caldas Country Festival, ele contou um pouco sobre sua trajetória, estilo e o fenômeno que vem se tornando.  

Quem é Jiraya Uai?

O DJ goiano que mistura batida eletrônica, funk e pegada sertaneja se chama Andrew Bonfim e tem 27 anos. Contudo, ele é conhecido por seu nome artístico diferentão, que combina um nome comum de personagens de animes como Naruto, com uma expressão típica mineira. 

O nome peculiar nasceu de uma brincadeira. "Foi ideia de um amigo. Ele falou 'coloca Jiraya' e acabou pegando. Já o 'Uai' vem porque sou de Minas, e é nosso, né? Não podia faltar", contou com bom humor.  

Além disso, Jiraya conta que o estilo único foi inspirado nas referências que teve dentro de casa, ou seja, da sua família e de sua origem. "Não vou mentir para você, foi um pouquinho do estilo do meu vô. Ele andava com chapéu e a botina, e eu já tinha isso. Então, coloquei uma fantasia, encaixou, e virou isso aí", explicou. 

O artista também destacou a influência indígena em sua identidade. "Minha avó é indígena, e isso sempre esteve comigo. Uso alargadores desde a adolescência. Resolvi trazer para o palco, e deu muito certo", disse ele, sobre a marca registrada que combina o tradicional com o moderno.  

Misturou tudo e deu certo! 

A mistura de gêneros musicais também é um destaque de Jiraya Uai. Ele começou no eletrofunk, mas acabou incorporando o sertanejo em suas produções. 

"Tudo começou com os meus amigos. O eletrofunk já estava na cena, e fizemos uma versão sem apologia e sem ‘proibidão’, e virou o 'eletrofunk do bem'. Um dia, um fã pediu para colocar sertanejo, e não é que deu certo?", relembrou.  

Misturar os gêneros já é uma prática comum entre muitos cantores, mas é a energia única de Jiraya que está conquistado fãs por onde passa. "Graças a Deus está indo bem demais. Mostro que o sertanejo pode ter muitas variações. Tem muito som!", afirmou o cantor.  

Sucesso na internet

Conforme dados do Google Trends, o cantor passou a ser buscado na internet pelos brasileiros em 2023, mas foi em 2024 que o artista ganhou ainda mais relevância no cenário musical. Isso porque, o DJ passou a ser incluído no line-up de grandes festivais sertanejos como a Festa do Peão em Barretos e próprio Caldas Country. 

Além disso, o artista conquistou milhares de ouvintes nas plataformas de música e faz diversos shows em todo o país. Inclusive, Jiraya já fez uma turnê internacional. 

Ainda conforme o gráfico, o nome do DJ atingiu uma alta de buscas em fevereiro deste ano, após precisar abandonar o palco por ser atingido por uma garrafa. Na época, ele não teve ferimentos graves e seguiu com a agenda de shows. 

Em agosto de 2024, os brasileiros passaram a buscar muito nome do artista por ele ter participado da Festa do Peão em Barretos. No evento, o DJ fez sucesso com versões animadas de clássicos como “A Jiripoca Vai Piar”, “Em Festa de Rodeio”, “Na Sola da Bota” e “Mulher Chorona”. 

Interesse por Jiraya Uai nos últimos anos Reprodução Google Trends | Gráfico: Sala Digital Band e Google

Nas redes sociais, Jiraya se identifica como o “Cowboy do Eletrofunk” e coleciona quase dois milhões de seguidores só no Instagram. 

“A jiripoca vai piar”

Um dos grandes sucessos de Jiraya é a música “Olha o Trem”, lançada há pouco mais de um ano com a participação de outros cantores. O clipe tem uma energia caótica e traz personagens inspirados no famoso grupo "Carreta Furacão". 

Depois do lançamento (e o sucesso) da canção, um dançarino com nanismo, o "mini Jhonny", que usa uma cabeça gigante e imita o cantor, uma "Chiquinha" (do Chaves), um Luigi (Mario Bros) e o "Paiacinho" se apresentam no palco com Jiraya. 

Jiraya Uai - Reprodução/ Instagram @jirayauai

A ideia surgiu despretensiosamente, mas conquistou o público. "O trenzinho estava passando, e eu pensei: 'Vou chamar esse pessoal para dançar com a gente.' Deu certo, coloquei no show, e nunca mais tirei. Hoje, eles estão firmes e fortes comigo", explicou.  

Além da música, Jiraya aposta em um tom humorístico e nostálgico para engajar seu público, que vai desde crianças até adultos. Ele ainda explica a fórmula do sucesso: "Acho que é o conjunto: o repertório, os personagens, tudo isso faz o público se identificar. Nas redes sociais, mostramos bastidores e trabalhamos o humor, e isso ajuda a popularizar ainda mais o trabalho", explicou.  

De origem humilde, Jiraya comemora as vitórias alcançadas, mas ainda tem grandes sonhos. "Graças a Deus conquistei minha casa, mas quero conquistar cada vez mais o Brasil e o mundo, levando nosso som, que é diferente e tem potencial para ir longe", afirmou. Ele ainda brinca: “A jiripoca ainda vai piar muito!". 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.