Na última semana, a música "Piloto", lançada em 2018, pela cantora Flora Matos, apareceu na lista das canções mais ouvidas no país, segundo a plataforma Spotify. Praticamente de um dia para a outro, a letra viralizou em publicações nas redes sociais e a rapper surpreendeu a indústria da música.
Contudo, não são só por seus sucessos enquanto artista que Flora é conhecida. A artista costuma mostrar sua opinião nas redes sociais e já criticou artistas como Luísa Sonza, Poesia Acústica, Emicida, Evandro Fióti e Anitta. Além disso, ela já bateu boca com os próprios fãs na internet.
Quem é Flora Matos?
Rapper de Brasília, filha do poeta Renato Matos, a artista de 34 anos se destacou em 2014 com o sucesso de "Pretin", parte da trilha sonora de "Malhação — Sonhos" (2014). Em 2011, a canção rendeu uma indicação ao Video Music Brasil, prêmio da MTV, na categoria Hit do Ano. No ano anterior, ela já havia sido indicada como "Aposta MTV".
Criada por uma família de artistas, aos quatro anos já subia aos palcos da banda "Acarajazz", que acompanhava o pai de Flora. Alguns anos depois, a cantora encontrou nos bailes de rap a sua vocação. Aos 17 anos, ela recebeu um prêmio de melhor cantora de Brasília.
Não demorou para que ela se mudasse para São Paulo e fizesse apresentações pela cidade. Rolou até turnê internacional! Mas foi após o sucesso de “Pretin” que a artista passou a se apresentar em grandes festivais e aparecer em programas de televisão. Depois disso, a cantora lançou outros álbuns, mas segue uma carreira mais alternativa à indústria musical.
“Piloto” é hit!
Ainda que a artista esteja consolidada na cena do rap nacional há mais de dez anos, essa é a primeira vez que Flora ocupa o ranking de músicas mais ouvidas. “Piloto” já acumula a marca de mais de 4 milhões de streams e é uma das músicas mais escutadas no Brasil.
Acontece que, diferentemente das outras canções do Top 10 Brasil - majoritariamente funks e sertanejas, o rap da artista não está em processo de divulgação, como as faixas lançadas recentemente. Dessa forma, a boom da canção acabou driblando a indústria da música.
Flora Matos lançou "Piloto" em 2018, mas a faixa protagonizou uma crescente nas reproduções desde o mês passado e, finalmente, escalou o Top 10 na última semana, após ser descoberta pelo TikTok. Na canção, a artista lista atributos do companheiro que pilota seu coração como "caprichoso, cuidadoso e amoroso, um bom moço, estudioso, atencioso, corajoso", entre outros adjetivos.
Não demorou para a internet usar o som para vídeos com os parceiros e também sobre autoestima. Ou seja, qualquer um que usa a plataforma com uma certa frequência não pôde escapar de, pelo menos, um ou milhares de vídeos com essa música de fundo.
Flora Matos x Evandro Fióti e Emicida
No entanto, nem tudo são flores. Dona de uma personalidade forte e disposta a entrar em conflito pelo que acredita, Flora Matos já se envolveu em diversas brigas com artistas. A mais recente foi com Evandro Fióti e Emicida.
A música “Magia Amarela”, parceria de Juliette com Duda Beat lançada na última quarta-feira (18), se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após acusações de um suposto plágio do projeto "AmarElo", de Emicida, lançado em junho de 2019. Evandro Fióti, irmão do rapper, fez uma live nas redes sociais para falar sobre o caso, o que acabou resultando no cancelamento da campanha e a retirada da música das plataformas digitais.
No entanto, a confusão com Flora Matos começou quando a cantora e seus fãs acusaram Emicida e sua equipe de ter copiado uma postagem feita por ela em 2018. Na imagem, a rapper desmembra a expressão “AmarElo”.
Nas redes sociais, Flora disse primeiro: “Posso falar a respeito?”. Fióti então rebateu: “Flora, apesar de tudo tenho pena do seu descaso com sua própria saúde mental, e você sabe disso. Isso tudo eu nem sei mais como te alimenta, não espere nada bom desse ódio trajado de justiça que você incita e atrai pra si. Quem te conhece sabe quem você é”.
“E você tem só talento, infelizmente. Se cuida mesmo! Já te estendi a mão e me arrependo, mas por favor, segue sua vida, e esquece a gente, sua consciência sabe a verdade. No mais, se tiver como provar algo, por favor, nos acione ou vamos resolver na justiça. Beijos”, completou o produtor.
Em uma resposta sucinta, a artista escreveu: “‘O ódio é uma ótima ferramenta de luta’, diz ele”. Fióti então rebate Flora mais uma vez: “Querida, ódio é um sentimento humano, inclusive neurocientistas apontam que o amor e o ódio nascem no mesmo lugar no cérebro humano (Estude)!”
“Psicólogos indicam que o ódio vem do medo, de ser obrigado olhar para dentro de si e lidar com todos os traumas, com a própria história, o que pode criar um senso de ameaça constante, combatido instintivamente com o ódio. Se identifica?”, questionou.
“Te acompanho desde o princípio, sempre te admirei artisticamente, como pessoa, você frustrou não só a mim, mas quase todo o mercado, é fácil dizer que a culpa é toda do outro SEMPRE. Por isso, eu tinha o direito de sentir ódio de você e já senti, mas isso não me faz bem.”, continuou ele.
“O que recomendo ainda é que esse seu medo de assumir seus traumas, ainda vai te levar um grau maior de adoecimento psíquico. Quem perde com isso não sou eu, nem o Emicida, logo canalize essa energia pra algo que te faça evoluir e dar vazão a sua arte, se você diz que é da cultura hip-hop”, declarou.
“E cuide da saúde mental, te recomendei quando terminamos nosso ciclo e fui ético, reforço agora isso novamente. Fica alucinada e tonta não, assume seus traumas internos e se olhe com generosidade!”, concluiu Fióti.
Em 2021, a rapper chegou a culpar o Emicida por não aproveitar o auge da carreira como poderia. “É deprimente ver o Emicida, principalmente, pagando de louquinho. Porque ele sempre soube. E para mim é pior do que ela porque sabe ser ainda mais dissimulado”. A rapper ainda acusou Emicida de ter acabado com sua carreira: “É triste, mas é a verdade. Eu confiei em você mano. Você fo.. minha vida no auge da minha carreira”.
“E você sabe exatamente do que eu tô falando. Você jogou um jogo sujo e me impediu de fazer o que precisava ser feito quando eu estava na idade do auge. E eu nem posso falar sobre. Eles criam cláusulas para impedir a gente de contar a nossa história”, encerrou.
Criticou a Anitta
A vitória de Anitta pela segunda vez no MTV Video Music Awards (VMA) deu o que falar, e além de Mia Khalifa, Flora Matos também criticou a premiação da brasileira. A rapper questionou a forma que a artista ganhou o prêmio e ainda criticou a canção lançada pela funkeira.
“Uma vez falaram pra mim que pra chegar em tal lugar, eu tinha que me aproximar de fulana. Tem coisas que espero nunca ter que fazer. Pessoas de quem eu espero nunca precisar. Sonhos que talvez nunca se realizem, se não for à base do talento, da honestidade, e do respeito”, alfinetou.
“Ela não quer ser comparada com alguém que chegou depois dela. Diz ela que capinou a p*rra toda, então ela não pode admitir esse tipo de comparação. Pergunta o que ela fez pelas pessoas de que vieram antes dela”, continuou.
Flora Matos e a treta com Luísa Sonza
Luísa Sonza e Flora Matos protagonizam discussões nas redes sociais há cerca de um ano. Recentemente, a rapper criticou o novo álbum da cantora, Escândalo Íntimo. Contudo, as brigas envolvem a acusação de racismo contra Sonza e a gravação de um projeto musical com o Poesia Acústica.
“Eu cancelei minha part. no Poesia 12, mas tinha ficado combinado de eu estar no 13. Por algum motivo, a Pineapple não me informou que eu não estaria mais no 13. Foi quando eu soube que a Luiza estaria. Mandei mensagem, mas sem resposta da Pineapple. Me senti mal? Sim, obrigada”, contou ela.
Em meio a isso tudo, surgiu um caso de injúria racial contra Luísa Sonza. No processo, a artista teria tratado uma mulher negra como funcionária de um evento enquanto a mesma estava no local por motivos próprios, sem qualquer vínculo profissional com o hotel. A rapper aproveitou e seguiu criticando a cantora pop.
Recentemente, Sonza foi flagrada aos beijos com uma jovem morena em uma balada. As imagens do momento foram compartilhadas nas redes sociais. Tudo aconteceu alguns dias após o ex-namorado da cantora, Chico, ser flagrado beijando ao som da música que ela escreveu para ele.
Flora, comentou o caso: “Agora vai ter racista ‘namorando’ pessoas negras para passar pano na realidade. Assim como um namoro termina porque ta dando muita polêmica na internet. Eu não faço parte desse meio e não quero porque é muita falsidade. Não tem como. Fico em casa”.
Até hoje, Luísa Sonza não rebateu publicamente as críticas, nem as provocações feitas por Flora Matos. Sobre o processo de racismo, Luísa Sonza se desculpou e disse ter "reproduzido racismo estrutural".
Flora Matos x Karol Conká
O desafeto entre as duas também é antigo. Durante o "BBB 21", Karol contou que levou uma "garrafada na cara" de uma artista de rap, em Brasília. "Ela jogou na minha cara. E eu não fiz nada. Me xingava no Twitter, fazia post, falsificava flyer. Desde o início da minha carreira ela me atazanou a vida. Pense num inferno. Vivi um inferno. E eu nunca falei nada. Nunca revidei os tuítes maldosos, ficava aqui, plena", disse Karol.
Nas redes sociais, a rapper foi acusada de ter praticado a agressão. Ela nunca confirmou nem negou. As discussões se prolongaram ao longo dos anos. Flora disse que houve uma época em que elas foram amigas: “E a gente se afastou porque ela tem esse jeito dela e eu tenho o meu. Não sei me divertir vendo alguém ser tratado com escrotidão. Mas tem gente que se diverte com isso. Acho um absurdo ver as pessoas que defenderam ela sempre, resolver meter o loko agora como se não soubesse como ela é”, afirmou na época.
Depois disso, sempre que um desses famosos tem o nome citado nas redes sociais, a rapper faz questão deixar claro sua opinião sobre eles.
Pegou mal com os fãs
Após compartilhar alguns pensamentos, Flora foi criticada pelos fãs e não deixou barato. “Se destaque pelo seu talento! Você era assim antigamente, hoje em dia quer crescer em cima de treta e ficar falando mal dos outros no Twitter. Muito triste isso”, lamentou o fã. Flora não pensou duas vezes antes de rebater a internauta: “Vai tomar no meio do seu c*. Porque você não faz ideia do que eu passo. Não preciso desse tipo de fã. Rala”, disparou.
Após a fã ser criticada por outro grupo de fãs, a internauta rebateu: “Eu amo a música dela! Não gosto dessa personalidade que ela criou que fica falando mal dos outros o dia inteiro no Twitter”, sugeriu ela. Flora Matos respondeu, mais uma vez: “Mona você me dá nojo. Faz um favor pra mim? Me bloqueia!”.
Em outro tweet, a rapper ainda soltou outra alfinetada: “Isso é fã falso. Gosta de artista racista, se incomoda com quem se posiciona, e não sabe como dizer isso”, apontou a artista.