Quem é Aya Nakamura, artista que roubou a cena na Abertura das Olimpíadas?

Cantora de 29 anos é um fenômeno da música francesa e se apresentou durante a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris

Da Redação

Quem é Aya Nakamura, artista que roubou a cena na Abertura das Olimpíadas?
Aya Nakamura canta na Cerimônia de Abertura da Olimpíadas de Paris
Reprodução/Instagram/@ayanakamura_officiel

A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris aconteceu nesta sexta-feira (26), às margens do Rio Sena. Entre os desfiles das mais de 200 delegações, um nome chamou a atenção e virou assunto nas redes sociais: Aya Nakamura.

Nascida em Mali e criada na França, Aya tem 29 anos e é um fenômeno da música e da moda. Ela quebrou o recorde como a cantora francesa mais ouvida do mundo nas plataformas de streaming, com mais de 6 bilhões de plays globalmente. Entre seus maiores sucessos estão faixas como "Copines" e "Pookie".

Aya lançou seu quarto álbum de estúdio, intitulado “DNK”, em 2023. No YouTube, a artista coleciona quase 1 bilhão de visualizações em seus videoclipes.

O nome verdadeiro de Aya Nakamura é Danioko. O nome artístico da artista, Aya Nakamura é uma referência ao personagem Hiro Nakamura, de “Heroes”, série americana, televisionada entre 2006 e 2010. 

Aya Nakamura é alvo de ataques da extrema-direita na França

Aya Nakamura é uma figura notória também na política francesa e, recentemente, a artista se viu envolvida em uma polêmica. Durante um comício, o político Eric Zemmour, do partido Reconquête!, da extrema-direita, criticou a artista ao falar sobre a mudança cultural do país.

Em outra ocasião, um dos maiores nomes da extrema-direita do país, o político Zemmour declarou que as músicas de Aya não eram francesas. Pouco tempo depois, o grupo de extremista Les Natifs, opositores à imigração, marchou com uma bandeira onde se lia "Não tem jeito, Aya. Aqui é Paris, não o mercado de Bamako".

A cantora usou o seu perfil no X, antigo Twitter, para responder aos ataques: "Vocês podem ser racistas, mas não surdos. É isso que faz mal para vocês! Virei assunto número 1 nos debates, etc, mas eu lhes devo o que exatamente? Nada".

Além de Aya Nakamura, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Paris contou com uma apresentação de Lady Gaga.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais