Gente, outro dia eu estava indo comprar ração para minha Grifinória e me deparei com uma cena superchata: um jovem, de mais ou menos 20 anos, estava com um pitbull brigando horrores na porta do estabelecimento, porque não queria pôr a focinheira no seu cachorro. Foi uma baita confusão!
Pessoal, é lei! A condução destes cães, não só dos pitbulls, mas também dos American Staffordshire, Mastim Napolitano, Rottweiler e outros (veja a lista completa abaixo), em locais de acesso público deve ser feita com guia curta e focinheira. É a lei n°. 2.140, de 2011, que “dispõe a obrigatoriedade do uso da focinheira e estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães de grande porte e/ou de raças consideradas perigosas”.
Não tem o que discutir, e sabe por que? Porque o cão pode ser supertranquilo, superbonzinho, mas você não sabe o que ele pode fazer caso encontre outro cachorro, ou se outro animal for encrencar com ele, ou se uma criança se abaixar brutalmente em cima dele. A gente, simplesmente, não sabe o que pode acontecer! Sem falar que muitas pessoas ficam muito amedrontadas com eles, né? Então, vamos respeitar, pessoal, é lei e não custa, tá bom?
Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.
Confira abaixo a lista completa de cães que precisam usar focinheira:
I – Mastim-napolitano;
II – Bull terrier
III – American stafforshire;
IV – Pastor alemão;
V – Rottweiler;
VI – Fila;
VII – Doberman;
VIII – Pitbull;
IX – Bull dog;
X – Boxer
Importante: segundo a lei, “os cães das raças não citadas, mas que se enquadrem em uma ou mais características do parágrafo anterior devem fazer uso dos dispositivos de segurança dispostos nesta lei, inclusive aqueles que pesem acima de 25 kg (vinte e cinco quilos) e os conduzidos por pessoas que não tenham condições físicas para o adequado domínio do animal.”