O príncipe Harry chegou à Abadia de Westminster neste sábado (6) para a coroação do Rei Charles III. O irmão de William compareceu à solenidade real sem Meghan Markle, como já era previsto, logo atrás do príncipe Andrew, que perdeu o título em razão de um escândalo sexual, e acompanhado por primos.
Harry ficou acomodado na Abadia na terceira fileira, entre membros da realeza: o marido da princesa Eugenie, Jack Brooksbank, e da princesa Alexandra, uma prima com quem a rainha Elizabeth já não trabalhava havia mais de 10 anos.
Os filhos de Harry e Meghan, Lilibet, de 1 ano, e Archie, de 3, também não estão presentes. As crianças dos dois são a principal justificativa da duquesa para não estar na celebração.
“Acho que algumas coisas estão acontecendo, uma delas é que eles podem não querer levar as crianças em uma jornada tão longa. Haveria um grande escrutínio sobre eles caso fossem ao evento, então talvez isso seja algo que Harry queria afastar de sua família”, opina Emily Nash, editora de assuntos da família real para a revista Hello!.
Inclusive, o pequeno Archie completará 4 anos justamente no dia em que a coroação acontecerá. Ou seja, para poder estar na festa, Harry perderá o aniversário do filho.
A relação de Meghan Markle e do próprio Harry com a família real britânica se deteriorou em meio a uma série de polêmicas. Após anunciarem que estavam deixando suas obrigações oficiais como membros da família, os dois deram uma série de declarações de que teriam se sentido pressionados e julgados pela monarquia.
Em entrevista à apresentadora Oprah, Meghan disse que teria ouvido comentários racistas em relação a seu filho antes de ele nascer. Em seu livro “O Que Sobra”, Harry disse que há anos sua relação com o irmão, William, estava desgastada e que Charles fazia piadas de que ele “não seria o pai” do rapaz.
Charles III é o novo rei da Inglaterra
Rei Charles III tem 74 anos e está sendo coroado neste sábado, 06 de maio de 2023, oito meses após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II. A cerimônia acontece na Abadia de Westminster, após a Procissão do Rei, quando Charles e Camilla – a rainha consorte – deixam o Palácio de Buckingham a caminho da Abadia. Mais de 2 mil convidados acompanham a celebração, incluindo líderes mundiais. Na sequência, o casal real retorna ao palácio e da clássica varanda, saúdam a multidão e assistem ao desfile aéreo. Shows abertos ao público no gramado do Castelo de Windsor acontecem no domingo (07/05) para marcar a coroação do mais velho rei a assumir o trono britânico.
Charles é o primeiro filho de Elizabeth II, que morreu aos 96 anos em 08 de setembro de 2022, e Philip, que morreu em 9 de abril de 2021. Elizabeth ficou 70 anos no poder, assumindo o trono inglês após a renúncia do tio à coroa em 1936. O novo rei é irmão de Anne, Andrew e Edward.
O primeiro casamento de Charles aconteceu em 1981 com Diana. Com ela, o atual rei teve dois filhos: William e Harry. O relacionamento com Lady Di foi extremamente polêmico, marcado por rumores de traições de ambos os lados. Após 11 anos juntos, os dois se divorciaram em 1996. O falecimento de Diana em um acidente de carro, um ano após o divórcio, deixou os britânicos em choque, uma vez que a princesa era muito amada pelos súditos.
Charles volta a se casar em 2005 com seu antigo amor, Camilla Parker Bowles. Os dois teriam se conhecido em 1970 em uma partida de pólo e se tornaram amigos. Os rumores são de que Charles e Camilla mantinham uma relação extraconjugal em 1994, quando ambos eram casados. A atual rainha consorte foi casada com Andrew Parker Bowles entre 1973 e 1995, com quem teve dois filhos: Laura e Tom.