Entretenimento

Preta Gil diz que precisou amputar o reto devido ao tratamento contra o câncer

A cantora disse que sua luta contra a doença não é fácil, mas ressaltou que não pode se envergonhar

Da Redação

Preta Gil diz que precisou amputar o reto devido ao tratamento contra o câncer
Reprodução/Instagram @pretagil

Preta Gil, de 50 anos, revelou que precisou amputar o reto devido ao tratamento contra um câncer que começou no intestino em 2023 e que voltou este ano com quatro tumores em locais diferentes do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. 

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que será exibida na noite deste domingo (8), a cantora disse que sua luta contra a doença não é fácil, mas ressaltou que não pode se envergonhar de ter amputado o reto. 

"Em seis meses, quatro tumores nasceram. Não é fácil, mas a gente não tem outra opção a não ser encarar. Tudo nessa doença é um grande tabu. Amputei o reto e não posso ter vergonha [disso] porque é a minha realidade", declarou.

É a primeira entrevista de Preta após começar um novo tratamento contra o câncer. Ela recebeu a apresentadora Maju Coutinho e deu alguns detalhes sobre como está lidando com o diagnóstico de remissão.

Ela relembrou o apoio do pai, Gilberto Gil, ainda no primeiro tratamento. "Uma conversa que  tive com ele na UTI, quando tive a septicemia no ano passado, e eu estava muito mal, muito mal mesmo. Ele viu que eu estava lutando pela minha sobrevivência, sentiu isso e me deu um conselho: se estivesse pesado para mim, naquele momento, que se eu não quisesse mais, que eu fosse. Isso é amor, uma prova de amor".

Neste domingo (8), a artista recebeu alta hospitalar, após concluir um novo ciclo de quimioterapia. Preta, que voltou ao hospital na última quinta (5), comunicou sua ida para a casa onde está hospedada, em São Paulo. "Dias difíceis, mas tranquilos. Vou para casa", disse.

O câncer voltou

Após compartilhar uma nota à imprensa, a cantora Preta Gil publicou um vídeo no domingo, 25 de agosto, dizendo que "o câncer voltou". Ela afirmou que está com a doença em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. 

A cantora descobriu que tinha câncer colorretal em janeiro de 2023 e anunciou o fim do tratamento em dezembro do mesmo ano. 

"Tive um câncer no intestino que tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou."

Ela contou que descobriu que a doença voltou "em quatro lugares" quando fez exames de rotina esta semana. "Fui fazer meus exames de rotina quando fomos, todos nós, eu, os médicos, família e amigos, surpreendidos por esse novo diagnóstico. No mesmo dia, começamos um novo tratamento. Fiz exames complementares e na quinta comecei a quimioterapia."

A cantora ainda detalhou como será o tratamento daqui para frente. "É mais comum do que a gente imagina, mas é sempre um grande susto. Primeiro ciclo acabou hoje, sigo no hospital mais 24 horas em observação, vou para casa, fico em casa 12 dias e volto para o hospital. Ou seja, minha rotina de tratamento oncológico voltou para que a gente possa curar esses quatro focos que citei do câncer. Espero que vocês continuem rezando por mim", concluiu.

Na legenda do vídeo, a famosa esclareceu: “Amores, como sempre venho atualizar vocês sobre os últimos acontecimentos do meu tratamento. Continuem aqui comigo, orando e emanando energias positivas. Amo vocês!". 

Tratamento oncológico

Na quinta-feira, 22 de agosto, Preta Gil anunciou nas redes sociais que precisaria retomar o tratamento oncológico contra o câncer.

"Meu tratamento oncológico finaliza após uma cirurgia de reconstrução do meu trato intestinal e reversão da ilestomia! Sigo em processo de reabilitação e ficarei durante 5 anos sob cuidados médicos, onde terei minha rotina de acompanhamento, mas que é o comum para pacientes oncológicos como eu", escreveu Preta. 

Contudo, apesar da luta, a cantora anunciou que precisará continuar tratando a doença. Em nota, ela disse que está sendo bem acompanhada pelos médicos e pediu boas energias aos fãs.

"Essa semana me internei no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames de rotina e foi constatado a necessidade de retomada do meu tratamento oncológico. Estou bem e sendo acompanhada pelas equipes”, começou. 

“Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante. Já, já estou de volta”, completou a famosa. 

Mais notícias

Carregar mais