Entretenimento

Portuguesa que viralizou com sotaque carioca se choca com brasileiros: "Carinho"

A portuguesa Layla Zamorano começou a morar no Brasil há cerca de 2 meses e fez um vídeo no qual mostrava estratégias para "disfarçar" que é gringa

Guilherme Machado

Portuguesa que viralizou com sotaque carioca se choca com brasileiros: "Carinho"
Arquivo Pessoal

Layla Zamorano, de 25 anos, tinha uma ligação familiar com o Brasil. Nascida em Lisboa, em Portugal, a família de sua mãe é do Rio de Janeiro e ela chegou a visitar a capital fluminense algumas vezes quando era criança. Há 2 meses, ela decidiu morar na cidade maravilhosa, em busca de estreitar seus laços culturais com a região. Pelo visto, foi uma adaptação rápida: a influenciadora gravou um vídeo no qual contou como fazia para imitar um sotaque carioca e fingir que não era gringa. A gravação viralizou, o que surpreendeu a influenciadora.

"A adaptação, estranhamente, tem até sido fácil, no sentindo em que os brasileiros são muito receptivos e carinhosos. Portanto, qualquer pessoa que eu conheça, ou em qualquer lugar ao qual eu vou, sou sempre muito bem recebida e muito bem tratada. É como se estivesse em casa. É tudo feito com um carinho e uma atenção tão grande que acaba por não ser tão difícil”, destaca ela em entrevista ao Band.com.br.

O relato é curioso para quem gravou um vídeo justamente brincando sobre como tem tentado “mascarar” que é de fora do país, mas Layla frisa que que já está completamente encantada pelo Rio e por seus moradores, que a acolheram de forma muito calorosa.

“Eu não sei se é uma coisa geral do Brasil ou do Rio de Janeiro, mas as pessoas aqui são todas muito bem dispostas. No fim eu tentei captar a boa disposição das pessoas. Elas falam sempre com uma alegria, parece que estão sempre cantando. Todo mundo tem um astral bom aqui. Não sei se é a proximidade ao mar, não sei o que é, mas os cariocas são muito bem-humorados”, observa.

Aos poucos, a portuguesa também está se acostumando com a nova cidade. Apesar de dizer que o Rio e Lisboa não são exatamente mundos totalmente distintos, ela se impressionou muito com o calor constante na atual moradia. Mais do que isso, ela estava acostumada com o pôr do sol tardio de sua cidade natal.

“Eu tinha a ideia de que o por do sol era muito tarde aqui. Em Lisboa o sol se põe às 21h30. Eu cheguei aqui e o sol se punha muito cedo e eu tinha aquela ideia de que o sol se punha sempre às 21h”, conta.

Além de toda essa cultura que vem do exterior em Portugal, em casa também sempre tive um grande contato com a cultura brasileira, em particular com a do Rio, porque é de onde minha é. Eu pensei que queria viver aqui, conhecer um pouco mais do país, da minha mãe, da minha família. Então estar um pouco mais próxima das origens da minha mãe e do que me fez ser eu também.

A influenciadora começou a produzir conteúdo em suas redes muito antes do vídeo que viralizou e gosta de usá-las como uma espécie de diário, mostrando sua rotina para seus seguidores tanto portugueses quanto brasileiros. E se ela zoou na gravação que não queria ser identificada como gringa, na vida real, ela diz que seu sotaque não tem sido obstáculo.

"Nós em Portugal consumimos muitos conteúdos do Brasil então estamos habituados e familiarizados com o sotaque daqui, estamos quase que programados para entender. É uma coisa natural para nós. As pessoas olham para mim e me perguntam de onde eu sou. Eu digo que sou de Portugal e a partir daí entendem tudo que eu digo. Acho que é só uma questão do primeiro contato”, diz.

Agora, ela está mais do que pronta para conhecer mais do Rio de Janeiro e de outras regiões do Brasil das quais só ouviu falar até hoje. Aliás, Layla já tem uma ideia de onde quer começar: “Eu já ouvi dizer que o cachorro-quente de São Paulo é muito interessante e estou morta de vontade para experimentar. Tenho um quadro no meu canal onde provo as comidas de vários locais". 

Mais notícias

Carregar mais