Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira, morreu aos 93 anos no sábado, 17 de agosto, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1). Nascido Senor Abravanel, ele construiu um império midiático que vai além das telas, mas afinal, por que ele mudou de nome?
Primogênito de dois imigrantes judeus sefarditas que vieram para o Brasil em 1924, Senor Abravanel, era descendente de Dom Isaac Abravanel, um dos responsáveis pelas finanças de Portugal e da Espanha, no século 15. Entretanto, ele se tornou Silvio Santos ainda na adolescência.
Em um de seus programas nos anos 1980, o apresentador explicou: "Meu nome é Senor Abravanel. É Senor porque o homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal. Depois, foi chamado pelos reis católicos Isabel e Fernando, era o Dom Isaac Abravanel, consertou as finanças da Espanha".
“Meu pai e meu avô tiveram o título de senor dom Abravanel, aqui no Brasil não existe dom. No ano de mil quatrocentos e noventa e quantos, o dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, e então disseram para o meu pai: ‘Que dom? Dom é frescura’. Então ele colocou Senor, que quer dizer dom Abravanel”, explicou.
O comunicador era filho de Alberto, de Salônica, na Grécia, e de Rebeca Caro, de Esmirna, Turquia e a mãe dela já o chamava de Silvio desde pequeno, devido à dificuldade em pronunciar o nome.
A escolha do sobrenome aconteceu para que ele pudesse participar dos primeiros concursos de calouros das rádios sem ser reconhecido. Silvio queria repetir a participação dele em um concurso, mas isso não era permitido pelo regulamento. Para burlar a regra, Silvio se inscreveu com outro sobrenome. Sobre o nome escolhido, ele esclareceu na época: “Porque os santos ajudam”.
Apesar disso, as herdeiras do dono do SBT - Cíntia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata - são conhecidas pelo sobrenome Abravanel.
Galeria de Fotos
Silvio Santos: relembre a história de vida e carreira do apresentador 1/18
Morre Silvio Santos
O apresentador e empresário Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17) em São Paulo. A informação foi confirmada pelo SBT nas redes sociais.
Silvio Santos estava afastado há pelo menos dois anos dos estúdios do SBT, emissora fundada por ele em 1981. O programa dominical que leva seu nome foi assumido pela filha, Patrícia Abravanel, que deve levar para frente o legado do pai nos domingos. A empresa também não tinha o comando de Silvio há anos e, agora, a filha Daniela Beyruti leva os interesses da família na emissora, que também tem o programa “Roda a Roda” apresentado por outra filha, Rebeca Abravanel.
A última vez que Silvio Santos foi internado foi em julho deste ano, quando passou por um período no hospital em decorrência de uma infecção por H1N1. Em 2020, o apresentador ficou interado com Covid-19 e, após a hospitalização, se afastou da apresentação do “Programa Silvio Santos”. Relembre abaixo a carreira de Silvio Santos e o legado deixado pelo apresentador no mundo empresarial e na televisão brasileira.