Nossa ouvinte Matilda me escreve contando que não aguenta mais trocar de sofá! Isso porque a gatinha dela arranha demais e acaba com o estofado de todos. “Manu, o que posso fazer?”
Matilda, você não acredita como essa reclamação é frequente. Eu escuto muitas pessoas reclamando disso, mas daí eu te faço uma pergunta: a sua gatinha tem um arranhador bacana para ela? Os gatos precisam arranhar, isso faz parte do comportamento deles. Eles gostam e isso envolve muitas coisas, como demarcar território, desgastar as unhas... enfim, tem uma série de propósitos, de sentidos muito importantes para os gatos, e se a gente não dá um arranhador bacana para eles, eles vão arranhar nas coisas que a gente não quer.
E o sofá ainda tem um plus: ele tem o nosso cheiro, olha só que conveniente para os gatos, né? Muitas vezes, fica difícil a gente tirar esse hábito deles, então quer uma dica? Compre um arranhador ou faça você mesma um arranhador que seja fixo no chão.
Isso é importante: não adianta o gato começar arranhar e o arranhador começar sair caminhando. Eles detestam! Então, ele tem que ficar fixo. Que tal fazer um arranhador do mesmo tecido que o seu sofá? Bem do ladinho do sofá. Vocês assistem TV, enquanto os gatinhos de vocês arranham. Experimenta e me conta depois, tá bom? Beijo, Matilda!
Participe também da nossa coluna enviando a sua dúvida para eobicho@bandnews.com.br, ou então pelo Instagram: @manukarsten. OUÇA MAIS COLUNAS DA MANU KARSTEN NA RÁDIO BANDNEWS FM.