Entretenimento

Por que Margot Robbie não foi indicada ao Oscar? Veja análise

“Barbie” foi o maior sucesso de bilheteria de 2023 e vendeu US$1,4 bilhão

Da Redação

Não tem como negar: “Barbie” foi o maior sucesso de bilheteria de 2023. O filme, que vendeu o equivalente a US$1,4 bilhão, foi indicado em oito categorias do Oscar 2024: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Canção Original, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante. 

Apesar de todo sucesso, a diretora Greta Gerwig e a atriz principal, Margot Robbie, não receberam indicações ao Oscar, fazendo o público levantar grandes questionamentos do real motivo. Segundo Flávia Guerra, especialista em cinema da BandNews FM, Barbie é um filme de comédia e os atores tendem a ser esnobados no Oscar: 

“Tem que ser muito grandioso para entrar. Você vê que as atrizes indicadas são todas em drama. Acho que ela perde muito mais por isso. Como se ela não tivesse atuando tanto”, afirmou a jornalista. 

Apesar da grandiosidade de Barbie no ano de 2023, Flávia diz que acredita que o filme chegou ao Oscar muito por conta da diretora Greta Gerwig: “Eu acho que ele está lá porque existem essas mulheres que fizeram esse projeto, que eu acho um case primoroso. Elas conseguiram fazer um filme de marca, pois a Barbie é um brinquedo, e não trai o brinquedo. Nunca se vendeu tanta Barbie”

Flávia ressaltou que achou genial a estratégia da Anatel em se autocriticar no filme: “Parabéns pra Anatel, deixou-se ser criticada, fazer piada com tudo isso, que é um exercício de democracia e, ao mesmo tempo, ainda saiu bonita, linda, fazendo todo esse [movimento]. É tudo tão interessante e engenhoso”. 

Apesar da jornalista ter uma explicação sobre o porquê de Margot Robbie não ser indicada à categoria de Melhor Atriz, ela não achou uma razão palpável para Greta Gerwig estar de fora das indicações: 

Eu não consigo entender o que se passou na cabeça das pessoas que votaram para os finalistas. O Oscar é um prêmio da indústria. Esse filme [Barbie] é perfeito para a indústria. Ele é um filme industrial, fez mais de 1 bilhão e meio. Imagina [o faturamento] em brinquedo, roupas, (...) ao mesmo tempo ele autoral, ele é tão perfeito e a diretora está servindo essa indústria, como que ela não está à Melhor Direção? Eu não consigo entender”. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais