Você é um chefe como o Fábio, do Pé de Fava? Veja 5 atitudes que prejudicam o seu negócio

Da Redação

Fábio, dono do restaurante Pé de Fava, deixou Erick Jacquin irritado com seu comportamento
Carlos Reinis/Band

No primeiro episódio da segunda temporada de Pesadelo na Cozinha, reprisado pela Band na última terça-feira, 9, Fábio, dono do restaurante Pé de Fava, deixou Erick Jacquin irritado com seu comportamento com os clientes e funcionários. Até o público perdeu a paciência com o empresário, que viralizou nas redes por suas atitudes duvidosas. 

Fora do programa, muitos chefes podem arruinar seus negócios com atitudes parecidas com as de Fábio, que são prejudiciais para o sucesso do empreendimento. Confira abaixo algumas ações ruins, que você pode estar replicando, e o que Jacquin pensa sobre elas.  

1. Ficar gritando com os funcionários e culpá-los por tudo 
Incontáveis vezes, Fábio gritou com os funcionários, deu broncas em público e não compreendeu o lado de seus colaboradores, fazendo, inclusive, ameaças de fechar o restaurante e descontar o prejuízo no salário de cada um deles. O temperamento esquentado do proprietário foi um dos principais desafios para o chef francês, que precisou reeducá-lo e ensinar importantes lições.   

2. Não se planejar e deixar tudo tudo para o último minuto 
Quando chegou ao Pé de Fava pela primeira vez, Jacquin pediu pratos, disponíveis no cardápio, mas que não tinham ingredientes para serem feitos na cozinha. Fábio foi várias vezes ao supermercado fazer compras e demonstrou zero planejamento na administração do negócio, atrasando pedidos e faltando com responsabilidade.   

3. Não assumir os próprios erros
Quando Jacquin descobriu que o freezer de carnes do estabelecimento passava 12 horas desligado por dia para economizar energia, o proprietário logo colocou a culpa da bagunça em um de seus funcionários e começou a inventar histórias para justificar suas atitudes. O apresentador de Pesadelo não gostou nada disso: “Você é cabeça dura. Parece que é o dono da verdade, que sabe de tudo. Se mais uma vez me responder assim, eu vou embora”, alertou. 

4. Perder o controle na frente dos clientes 
Gritos e demonstrações de fúria preencheram o salão do restaurante Pé de Fava, que deveria ser um local de tranquilidade e lazer para os clientes. Os funcionários, inclusive, reclamavam da falta de respeito do patrão e dos abusos psicológicos. Após contar quanto tempo o proprietário conseguiria ficar sem gritar (cerca de 45 segundos), Jacquin precisou tomar uma decisão drástica e o colocou para fora do local para refletir. 

5. Se envolver demais nos processos que não conhece  
Um bom administrador, fica de olho em todas as etapas do serviço que oferece, mas não se envolve naquilo que não tem habilidade. Durante o episódio, várias vezes Jacquin precisou retirar Fábio da cozinha para deixar a equipe trabalhar com mais tranquilidade e sem tanta cobrança. Para o francês, saber a hora de dar uma pausa e deixar tudo acontecer com naturalidade é essencial.

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