O restaurante Kitanda, liderado pela chef Tanea Romão e conhecido por sua participação no Pesadelo na Cozinha, com Erick Jacquin, encerrou suas atividades em novembro de 2023. Em conversa com o Band.com.br, a ex-proprietária disse que o fechamento do restaurante, após 14 anos em atividade, marcou o início de um luto, que a levou até a Amazônia, em um processo pessoal de cura.
A chef contou que a pandemia de COVID-19 foi crucial para o fechamento do restaurante, depois da participação no reality de Erick Jacquin, na Band. "Gravamos o programa dias antes de ser decretada a pandemia, e ficamos quase dois anos com o restaurante fechado ao público", relembrou. Durante esse período, Tanea manteve o Kitanda funcionando com entregas, mas logo as coisas ficaram insustentáveis e o estabelecimento precisou ser fechado permanentemente. "Ainda tentei segurar o quanto deu, mas as contas falaram mais alto", desabafou.
O fechamento foi um baque emocional para Tanea, que comparou a experiência ao luto por um ente querido. Ela contou que, depois disso, tomou a decisão de mudar completamente de vida e se mudou para São Gabriel da Cachoeira, no noroeste da Amazônia. “Essa floresta e esse 'marzão' de água doce, o Rio Negro, é curativo. Nos transporta para um lugar muito mágico. No começo nem eu sabia porque estava vindo, mas hoje entendo que era para viver esse luto”, disse.
Depois de quase um ano por aqui, começo a pensar na possibilidade de ter um local para servir pratos com ingredientes locais, do Alto Rio Negro.
Atualmente, Tanea trabalha como merendeira em uma creche para crianças de 1 a 5 anos, uma experiência que descreve como enriquecedora.
O episódio que mostrou o processo de transformação do Kitanda, depois da ajuda do chef Erick Jacquin, foi reprisado pela Band nesta semana. Relembre: