O que aconteceu com o Alquimia? Ex-proprietários revelam por que tiveram que fechar restaurante

Carmen e Stefane, ex-proprietários do restaurante fez sucesso na segunda temporada do Pesadelo na Cozinha, explicaram ao Band.com.br que fecharam as portas do estabelecimento durante a pandemia

Por Leonan Oliveira

Stefane e Carmen, ex-proprietários do Alquimia
Reprodução/Arquivo Pessoal

O icônico episódio do Alquimia, do Pesadelo na Cozinha, foi reprisado na última segunda-feira (26), em rede nacional, pela Band TV. No programa, o chef Erik Jacquin ajudou o casal Carmen e Stefane a reorganizar o negócio e repaginar o restaurante para resolver questões financeiras que ameaçavam a vida do Alquimia. Em entrevista ao Band.com.br, os ex-participantes do programa revelaram que tiveram que fechar o restaurante e mudaram-se para a Inglaterra.

Carmen e Stefane explicaram que o Alquimia foi um dos mais de 50 mil restaurantes que, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, fecharam as portas durante a pandemia de Covid-19. “Depois da pandemia, obviamente todo mundo enfrentou muitos problemas”, disse Stefane. “A pandemia nos forçou várias situações, inclusive vir para cá para tentar pegar um 'fôlego' e recomeçar”, completou Carmen. 

Foi muito muito difícil e, no final, nós tivemos que fechar o Alquimia. A gente estava no caminho certo, mas veio a Covid-19 e acabou com quase tudo.

Stefane, que é inglês, explicou que a escolha de procurar um recomeço no país natal foi muito influenciada pela segurança que ele tem no país, em questões financeiras, com programas do governo. “Viemos para cá em junho de 2022, depois do lockdown, que foi mais fácil para viajar. Eu vim principalmente para ver minha situação, meus documentos, minha aposentadoria e tudo que eu tenho direito aqui como inglês”, explicou.

Apesar de interromper, por hora, as atividades do Alquimia, Carmen contou que não deixou de lado sua paixão pela gastronomia. A brasileira revelou que, assim que mudou-se para o Reino Unido, começou a trabalhar em um restaurante popular no centro de Londres. “Eu consegui um trabalho em um restaurante italiano bem frequentado, onde eu tive grandes experiências com chefes muito bons, que puderam reconhecer meu profissionalismo, me deram a certeza de que eu nasci para cozinhar, que é uma coisa que eu tenho amor por fazer”, disse.

Vindo para cá, eu tive a certeza de que eu sei o que eu faço, sei a profissional que eu sou e sei que vamos ao poucos se levantar e consertar tudo que ficou sem acerto no Brasil.

Questionado sobre os impactos do Pesadelo na Cozinha em suas vidas, o casal afirmou que o trabalho de Jacquin foi essencial para a profissionalização do Alquimia. “O Pesadelo na Cozinha foi em um momento da nossa vida em que a gente precisava de um apoio financeiro. O Jacquin, através da Band, veio e nos ajudou com isso. Eu tenho muito a agradecer, nós somos muito gratos à Bandeirantes e a equipe do Pesadelo na Cozinha, que ajudaram a gente o máximo que puderam. Para a gente, só trouxe coisa boa”, disse Carmen.

Alquimia será reaberto? Ex-proprietários revelam planos otimistas para 2025

Carmen e Stefane abriram o coração durante entrevista e revelaram planos para retomar as atividades do Alquimia em 2025. O casal afirmou ainda não ter detalhes de como funcionará o retorno do restaurante do Pesadelo na Cozinha, mas garantiu que essa é uma prioridade para o ano de 2025.

“A gente tem a perspectiva de que, para 2025, a gente tenha o 'Alquimia Parte 2 - O Retorno' e vocês venham fazer uma visita para a gente”, disse Carmen. “Nós estamos bem, estamos concentrados e, em 2025, realmente queremos reabrir o Alquimia, seja em Londres ou no Brasil, e voltar como era antes”, finalizou Stefane.

A reprise do episódio do Alquimia está disponível, na íntegra, no canal do Pesadelo na Cozinha, com comentários exclusivos do chef Erik Jacquin. Confira:

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.