Oppenheimer, filme dirigido por Christopher Nolan, é o vencedor do Oscar de Melhor Filme 2024. O longa que conta a história de J. Robert Oppenheimer, conhecido como “o pai da bomba atômica”, passando por diversos detalhes de sua trajetória, foi o grande ganhador da noite.
Além do principal prêmio da noite, o filme venceu também Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora.
Segundo Flávia Guerra, colunista de cinema da BandNews FM, ‘Oppenheimer’ tem ressalvas em relação à narrativa.
“Não acho o Oppenheimer um herói, acho ele muito complicado. Acho que o tratamento do filme torna ele uma figura ‘heroica’. Aquele tratamento me incomoda. Eu tenho questões com a narrativa em si porque para mim o ápice dramático do filme é a bomba. Mas ele cria todo um ápice em cima do nosso fetiche por fogos de artificio, pela bomba, pelo drama, mas não é a bomba real. É uma bomba que explode em um lugar protegido”, destacou a jornalista no programa Muito +, do Band Entretê.
Para a especialista, seria interessante se o longa contextualizasse mais o tema, até mesmo com imagens da vida real.
“Tem uma ceninha em que ele contextualiza visualmente. Uma! Eu defendo que se eu fosse bater um papo com o Nolan, eu falaria: ‘Nolan, por que você não coloca isso nos créditos? Bota as cenas de Hiroshima e Nagasaki no crédito, porque aí você corte para o real’. Para mim, como espectadora, faltou", exemplifica Flávia.
Melhor Direção
Cristopher Nolan venceu o primeiro Oscar de sua carreira com 'Oppenheimer'. O diretor era o favorito na categoria, recebeu a estatueta das mãos de Steven Spielberg e agradeceu sua equipe pelo trabalho no sucesso consagrado por público e crítica.
Melhor Ator
Cillian Murphy foi contemplado com a estatueta de Melhor Ator pela interpretação do físico J. Robert Oppenheimer, em 'Oppenheimer'. O ator que deu vida ao "pai da bomba atômica" agradeceu aos pacifistas em seu discurso de vitória.
Melhor Montagem
Jennifer Lame foi condecorada com a estatueta de Melhor Montagem pelo trabalho em 'Oppenheimer'. A editora americana fez um agradecimento especial ao diretor Cristopher Nolan: "Trabalharia com você todos os dias", disse.
Melhor Fotografia
'Oppenheimer' confirmou seu favoritismo ao prêmio de Melhor Fotografia no Oscar 2024. Com imagens coloridas e preto e branco, Hoyte van Hoytema foi consagrado em seu quarto trabalho com o diretor Cristopher Nolan.