Entretenimento

O que é tecnomelody e quando estourou Manu Bahtidão, uma das pioneiras do ritmo

A cantora alagoana de coração paraense ganhou o país, de acordo com o Google Trends, após lançar hit com Simone Mendes

Por Hanna Rahal

No cenário musical brasileiro, há uma constante evolução e diversidade de gêneros que refletem a riqueza cultural do país. Entre essas expressões sonoras, destaca-se o tecnomelody, um estilo único que tem suas raízes fincadas no estado do Pará. Em 2024, nomes como o de Manu Bahtidão se destacam no cenário nacional e exaltam o ritmo em todo o país. 

Emanuella Tenório Rocha tem mais de 15 anos de carreira, três bandas no currículo e um rosto bem conhecido no estado do Pará, embora seja alagoana. Apesar do sucesso nacional recente, foram oito anos de carreira solo até o reconhecimento. 

Em entrevista exclusiva ao Band.com.br, a cantora explicou qual é a relação dela com o tecnomelody, abriu o jogo sobre a importância da cantora Simone Mendes para sua carreira e ainda revelou os planos para o Carnaval 2024. 

"Minha relação com o tecnomelody é de amor, entrega e descoberta", conta a cantora. "Quando cheguei ao Pará, um estado que me acolheu calorosamente, descobri uma música que traz muita alegria e musicalidade. Estou muito feliz com o reconhecimento do público no Brasil”, comemora. 

A cantora ainda falou sobre a visibilidade que os cantores recebem no Norte do país: “A gente se sentia um pouco esquecido no Norte, mas estamos trazendo o ritmo para o cenário nacional com muita magnitude e qualidade. Fico muito feliz em ser pioneira nessa jornada”, completa. 

“Olha onde a gente chegou”

Quem canta a música “Daqui para Sempre”, hit de sucesso de Manu Bahtidão em parceria com Simone Mendes, não imagina como o refrão: “Olha onde a gente chegou, tudo o que a gente conquistou”, faz sentido para a cantora. 

Manu deu a entrevista minutos antes de fazer uma participação especial no Ensaio da Anitta, evento pré-carnaval da poderosa que aconteceu em São Paulo. Prontíssima, vestindo um body de ferro, ao estilo futurista — ela mostrou quão importante é manter o look impecável. 

No entanto, ofegante e visivelmente ansiosa para o encontro com Anitta, com quem deve gravar um feat em breve, Manu destacou a importância da parceria com a cantora Simone, e explicou como isso marcou sua carreira. "Essa parceria mudou a minha vida e a vida de todos os meus colaboradores. Foi um marco realmente significativo”, explica. 

“Daqui pra Sempre”, foi sua primeira música entre as mais ouvidas do Brasil. Depois desse hit, Manu Bahtidão virou aposta em 2024. O som está na lista ao lado de nomes como Ana Castela, fenômeno do agronejo e Pedro Sampaio, que conquistou seu lugar no ranking com “Poc Poc”. 

De acordo com dados do Google Trends, que indicam as buscas dos usuários, 2023 foi o ano de ascensão da cantora. Depois do lançamento do feat com Simone, Manu Bahtidão foi muito buscada até chegar a um pico, em dezembro de 2023. 

Surfando na onda do sucesso, Manu já fez hits em parceria com artistas como: Gustavo Mioto, Mari Fernandez, Barões da Pisadinha e  Nattan. No Carnaval 2024, não será diferente, e a artista promete uma folia agitada.

 "Vamos tocar em várias partes do Brasil e entregar muita energia. O futuro pertence a Deus, mas tenho certeza de que teremos muitas músicas de tecnomelody que serão hits neste Carnaval”, afirma. A cantora ainda revelou que deve lançar uma colaboração com a Melody, ainda para a folia deste ano, e avisa: “Será um sucesso viral."

Com sua energia contagiante, Manu Bahtidão continua a conquistar o coração dos brasileiros e a elevar o tecnomelody a novos patamares de sucesso e reconhecimento nacional.

Atualmente, a artista conta com quase 9 milhões de ouvintes mensais no Spotify, 3,5 milhões de seguidores no Instagram e quase 2 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. 

Mas afinal, o que é tecnomelody?

Patrimônio Cultural e Artístico do estado do Pará, o tecnomelody, é uma fusão de elementos como brega, calipso (uma variação regional do som caribenho), sintetizadores, computadores e bateria eletrônica. 

É importante não confundir com o tecnobrega. O melody é uma versão mais lenta e romântica, que, por vezes, mistura elementos do sertanejo e do forró.

Em Belém, esse estilo musical surgiu timidamente e logo ganhou força, especialmente após a divulgação de várias bandas por meio de CDs comercializados nas ruas, sem qualquer envolvimento de grandes produtoras. Isso o transformou o estilo em um fenômeno de cultura de massa.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais