O evento de moda e filantrópico mais esperado no mundo chegou. O tradicional Met Gala acontece nesta segunda-feira (1º), no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e promete, como de costume, reunir as maiores celebridades da arte, música e moda.
O tema deste ano será "Gilded Glamour and White Tie", fazendo referência à era da extravagância da moda americana nas últimas décadas do século 19. Ou seja, terá muito espartilho à mostra.
O Met Gala 2022 acompanhará a segunda parte da exposição do Costume Institute, “In America: An Anthology of Fashion” lançada em setembro de 2021, e deu o tom dos looks no evento do ano passado.
Kim Kardashiam e Anitta roubaram a cena em 2021
O Met Gala é tradicionalmente realizado na primeira segunda-feira de maio, com exceção de 2020 que foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19. Em 2021, a festa foi remarcada para setembro também por conta das medidas de distanciamento adotadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). No ano passado, o look mais comentado foi de Kim Kardashian, que passou pelo tapete vermelho completamente coberta com uma roupa preta da grife Balanciaga, o que rendeu memes, fantasias e até mesmo reproduções.
Quem também marcou presença foi Anitta, que usou um vestido preto com decote e uma fenda poderosa. O look da cantora foi desenhado pelo estilista Peter Dundas e escolhido por Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue norte-americana e presidente do baile. A cantora participou da festa a convite de Alexandre Birman, CEO do Grupo Arezzo & Co. O Brasil também foi representado pela modelo Valentina Sampaio e a atriz de Euphoria Barbie Ferreira, filha de uma brasileira.
Gisele Bündchen e Tom Brady, um dos casais mais aguardados no Met Gala, não compareceram.
Quanto custa o ingresso para o Met Gala?
A festa mega exclusiva, cuja responsável pela lista de convidados é Anna Wintour, tem ingressos — disputadíssimos — que podem custar até R$ 300 mil. Algumas marcas costumam comprar mesas e convidar celebridades a sentarem com eles e, às vezes, Anna Wintour chama alguns estilistas que não podem pagar um ingresso.
Em 2017, a editora da Vogue participou do programa americano “The Late Late Show” com James Corden e revelou quem nunca mais ela convidará para o evento: Donald Trump. Antes de tornar-se presidente dos Estados Unidos, o político era figura carimbada nas edições. Em 2004, ele usou o Met Gala para pedir sua esposa, Melania, em casamento.
Mas o que é o Met Gala?
O Met Gala é um evento de gala para arrecadar fundos para o Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Tudo começou em 1948, quando a lendária publicitária de moda Eleanor Lambert, que havia lançado a New York Fashion Week, liderou o Costume Institute Benefit — um jantar à meia-noite que rapidamente se tornou a festa do ano.
O baile começou como uma arrecadação de fundos anual para o Costume Institute e nem sempre aconteceu no Metropolitan Museum of Art. Conhecido informalmente como The Met, é um dos museus mais visitados do planeta.
Mas foi só no início dos anos 1970, quando a ex-editora-chefe da Vogue, Diana Vreeland, ingressou no Costume Institute como consultora, que o evento começou a tomar a forma que conhecemos hoje. Para ajudar a convencer o MET a trazê-la, um grupo de amigos arrecadou dinheiro suficiente para financiar seu salário para nos primeiros dois anos.
Sendo assim, Vreeland transformou o evento em uma festa única. O Met Gala continuou como um grande sucesso após a morte de Vreeland, em 1989. Os anos 1990 trouxeram exposições sobre Gianni Versace, Christian Dior e sobre a própria Vreeland.
O evento de 1996 causou um alvoroço na imprensa internacional com a presença da princesa Diana. Ela usou um vestido Dior belíssimo desenhado por John Galliano. A eterna princesa do povo morreu um ano depois, vítima de acidente de carro.
A chegada de Anna Wintour
Anna Wintour, editora-chefe da Vogue, tornou-se a presidente do evento em 1995, assumindo sua liderança anual em 1999 e trouxe o poder e os recursos da Vogue para a gala. O evento mudou de dezembro para abril no ano de 2001, após o cancelamento de uma exposição da Chanel em dezembro de 2000.
Wintour é famosa não apenas por seus rumores de comportamento frio, mas também por mudar para sempre a cara das revistas de moda — Ela chegou a ser inspiração para o filme "O Diabo Veste Prada "(2006). Sob a cuidadosa curadoria de Wintour, a lista de convidados exclusiva e a curadoria de decoração para o evento de gala abraçaram a cultura popular e as celebridades.
Looks mais icônicos do Met Gala
Os looks das celebridades são sempre a atração do Met Gala. Os mais icônicos já foram usados por Rihanna, na festa de 2015, onde ela apareceu com um vestido todo amarelo com uma calda imensa.
Em 2019 quem também chocou foi Jared Leto que, além do look Gucci, carregou uma réplica da sua cabeça como acessório. Na mesma festa, Madonna apostou em um look gótico que combinava perfeitamente com o tema da edição de 2018: Heavenly Bodies: Fashion & The Catholic Imagination.
Em 2016, Beyoncé arrasou no vestido de látex rosa de Givenchy. Cardi B apareceu no Met Gala em 2019 com um vestido vermelho extravagante com rubis avaliado em quase R$ 1 milhão. No mesmo ano, Katy Perry foi vestida de… candelabro, com direito a velas artificiais. E teve troca de roupa. Do nada, a cantora aparece de…hambúrguer.