O que aconteceu com Renée de Vielmond, atriz de Paraíso Tropical que sumiu da TV

Artista já não atua desde 2007 e frisou que não tem planos de retornar

Por Guilherme Machado

O que aconteceu com Renée de Vielmond, atriz de Paraíso Tropical que sumiu da TV
Atriz Renée de Vielmond não atua na TV desde 2007
Reprodução/Globo

Em Paraíso Tropical, atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Renée de Vielmond interpreta Anna Luísa, uma esposa dedicada que vê seu mundo desabar ao descobrir que foi traída pelo marido, Antenor (Tony Ramos). O papel é marcante, pois foi o último da atriz em telenovelas. Depois, ela não apareceu em mais nenhuma produção da TV. 

A artista estreou em folhetins nos anos 70, quando estrelou a primeira versão de Meu Pedacinho de Chão (1971). Depois, ela emendou diversos trabalhos e teve papéis de destaques em mais de uma emissora, em obras como Escalada (1975), Anjo Mau (1976), Malu Mulher (1980), Brilhante (1981), Barriga de Aluguel (1990) e Explode Coração (1995). 

Entretanto, após uma participação na série Mulher, em 1998, ele ficou anos afastada das telinhas.

Ele só retornou em 2007, justamente em Paraíso Tropical. O papel deveria ter sido uma participação, mas a personagem caiu no gosto do público e ela acabou permanecendo por toda a trama. 

À época, o afastamento da intérprete se deveu ao fato de que ela desejava se dedicar ao curso de História que realizava na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Em 2016, em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, Renée disse que chegou a receber alguns convites para voltar a atuar mais uma vez, mas que não teve interesse por nenhum deles.

“Recebo inúmeros convites, mas em sempre são para personagens para os quais eu me sinta adequada. E, além, disso, trabalhar na TV exige suportar o ritmo industrial”, frisou ela.

Em 2018, em entrevista ao canal Dez Minutos de Arte, ela destacou ainda que apesar de estudar história, não seguiu carreira e frisou que não tem mais vontade de retornar à atuação, se considerando aposentada.

“Eu encerrei o primeiro ato da minha vida, agora estou vivendo o segundo ato. Acho que tive bons momentos na minha carreira e fiz uma transição boa da vida profissional para a aposentadoria. Decidi parar. Fiz faculdade de história e sigo estudando em casa. Não abracei a profissão de historiadora. Hoje eu sou uma excelente espectadora [risos]”, ressaltou ela.

Além disso, ela ajuda a cuida do grande acervo cultura do ator José Wilker (1944 -2014), com quem foi casada de 1976 a 1985 e com quem teve uma filha, Mariana.

“São 8 mil livros, 6 mil DVDs e 4 mil CDs. Esse acervo está preservado e as filhas do Zé, a Mariana e Isabel, estão tentando parcerias para que esse acervo possa ser disponibilizado. Ele deixou um legado de grandes lições artísticas. Ele é um artista poderoso", relatou.

Mais notícias

Carregar mais