Michelle Yeoh ou Cate Blanchett? Veja quem são os favoritos ao Oscar 2023

"Tudo em Todo Lugar ao Mesmo" é o longa com maior número de indicações na premiação

Guilherme Machado

Michelle Yeoh ou Cate Blanchett? Veja quem são os favoritos ao Oscar 2023
Michelle Yeoh é uma das favoritas ao prêmio de melhor atriz
REUTERS/Aude Guerrucci/File Photo

Neste domingo (12) acontece o Oscar 2023, a maior premiação do cinema. Serão escolhidos os filmes e atuações que mais se destacaram no ano de 2022. Embora os vencedores ainda sejam desconhecidos, é fato que já há uma série de favoritos, apesar de surpresas sempre serem possíveis – confira aqui a lista completa de indicados.

O longa “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo" chega como o mais forte concorrente na categoria de melhor filme, em grande parte pela enorme quantidade de prêmios tem conquistado. O longa já venceu o Critics Choice Awards, o Directors Guild of America Awards e o Producers Guild of America Awards, e parece mais do que consolidado para levar também o Oscar.

Na categoria de direção, a disputa é mais aberta, mas os diretores de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo”, Daniel Kwan e Daniel Scheinert, saem na frente, até pelo prestígio que o filme vem tendo até aqui. Steven Spielberg também é um forte candidato por seu “The Fabelmans”, que é para todos os efeitos uma biografia do cineasta. Hollywood adora vangloriar sua própria história. 

As categorias de atuação também estão menos definidas. A única que está bastante fixada é a de melhor ator coadjuvante, na qual Ke Huy Quan é favorito absoluto ao prêmio. Já em melhor atriz coadjuvante, a briga se dará entre Jamie Lee Curtis e Angela Bassett

A estatueta de melhor ator tem Brendan Fraser, por “A Baleia”, como favorito, mas Austin Butler, por "Elvis", também está bastante cotado, uma vez que os dois vem dividindo as premiações até aqui. Devido à narrativa de volta por cima do ator, Fraser tem uma vantagem, mas Butler impressionou com sua performance como o icônico cantor. 

A disputa também será intensa na categoria de melhor atriz. Cate Blanchett disparou na frente por seu desempenho em “Tár”, que vem sendo chamado por críticos como um dos mais impressionantes já demonstrados por uma atriz em um filme. Entretanto, ela vem perdendo gás para Michelle Yeoh, uma intérprete que impressionou por seu papel em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e que é a primeira mulher asiática na história a ser indicada a este prêmio, o que faria sua vitória igualmente histórica. 

Como melhor animação, o favoritíssimo é “Pinóquio”, produzido pelo diretor Guillermo Del Toro. As categorias técnicas estão mais abertas, mas são onde longas como “Avatar: O Caminho da Água” e “To Gun: Maverick” possuem mais chances de levar alguma coisa para casa.

Mais notícias

Carregar mais