Perda de olfato e paladar: especialistas alertam sobre sintomas menos comuns da Covid-19

Da Redação, com Melhor da Tarde

O Melhor da Tarde conversou nesta segunda-feira, 29, com dois médicos especialistas para falar dos sintomas sobre a Covid-19. O diretor do programa, Rodrigo Riccó, foi diagnosticado nas últimas semanas e o PCR de Catia Fonseca deu negativo, mas o exame de sorologia apontou que ela já teve contato com a doença.

“Qualquer paciente que se apresente com perda de paladar e perda de olfato, ele praticamente é atestado com Covid-19. Tem que testar sim, mas não há outra doença que cause esse tipo de sintoma agudo. Só que a grande maioria das pessoas não desenvolve sintomas”, afirmou o médico Adilson Westheimer.

“A estratégia seria testar a grande maioria das pessoas, mesmo quem não tenha sintomas. A partir do momento que você detecta as pessoas que transmitem as doenças e não tem sintomas, você isola essas pessoas. Se conseguíssemos isolar essas pessoas, talvez medidas de fechamento de comércio pudesse ser diferente”, completou o infectologista.

O gastrocirurgião Eduardo Grecco disse que a vacina é importante para conter a infecção. “Assim, os pacientes não vão desenvolver um quadro grave e não virem ao óbito”, disse. “Quando mais a gente conseguir testar e quanto mais a gente conseguir vacinar, a gente consegue combater a disseminação que hoje está descontrolada”, explicou.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.