Um vídeo gravado pelo médico Nelson Muzel trabalha na UPA de Itaquera, na zona leste de São Paulo. A unidade de pronto atendimento está com 73 pacientes internados, com Covid-19. Segundo o profissional, as festas ocorrem todos os finais de semana.
“Esse vídeo foi um ato de indignação. Eu estava literalmente desesperado, já estava num nível de irritação. Eu estava atendendo uma mãe e uma filha que estavam internadas no mesmo lugar. A senhora de 84 anos e a filha de 62”, contou Muzel ao Melhor da Tarde.
“Estava explicando para a filha os prognósticos, com máscara de oxigênio, dificuldade para falar e esse barulho entrando na enfermaria. Estava gritando por ajuda, foi um ato de desespero”, completou o médico.
Para o médico, é triste ver as pessoas se aglomerando sem se preocupar com a pandemia. “Quero trazer uma alerta que o problema maior não é só o coronavírus, mas o egoísmo do brasileiro, o negacionismo. Não esperava que fosse repercutir desse jeito, mas espero que seja um ato para a gente colocar a mão na cabeça”, disse Muzel.