Faustão esperou dois meses na fila do SUS para receber rim

Apresentador teve complicação em doença renal e precisou passar por transplante nesta terça-feira (27)

Da Redação

O apresentador Fausto Silva esperou dois meses na fila do Sistema Único de Saúde para receber um rim e realizar o transplante nesta segunda-feira (26), segundo Rafael Pessina, do Melhor da Tarde

O Hospital Albert Einstein acionou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo após agravamento de uma doença renal crônica, e foi feita a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado.

Segundo a família, o apresentador já estava com os rins comprometidos, passando por hemodiálise, desde quando realizou o transplante de coração no ano passado. Internado desde o último dia 25 para a preparação da cirurgia, Faustão segue em “observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”.

Por que é impossível furar a fila de transplantes

  • Existe um sistema único informatizado dos pacientes que precisam de órgãos que vale para o Brasil inteiro.
  • Não existe como interferir na central de transplantes.
  • Várias regras definem a fila do SUS. Um dele é o tipo sanguíneo.
  • Apenas pessoas com sangue B ou AB podem receber órgão de um doador com tipo B, por exemplo.
  • Outros dados, como tamanho do órgão, também precisam ser considerados. Para exemplificar: uma pessoa de 50 quilos não poderia receber o coração de alguém com 30 quilos a mais.

Francisco Monteiro, coordenador da Central de Transplantes do Estado de São Paulo, explicou por que nenhum paciente consegue furar a fila de doadores.

"Existe um sistema informatizado de gerenciamento online para todo Brasil. […] É impossível haver interferência na central de transplantes."

Segundo o especialista, a lista segue determinadas regras para distribuição dos órgãos - entre eles, a tipagem sanguínea.  

"Apenas receptores do grupo sanguíneo 'B' ou 'AB' é que vão receber órgãos de um doador com tipo B. Receptores do grupo 'A' ou 'O' automaticamente são descartados."

Outros dados, como tamanho do órgão, também precisam ser levados em consideração. Por exemplo, um coração de uma pessoa que pesa 80 quilos não caberia no mesmo espaço de outro indivíduo que pesa 50 quilos.

Faustão passou por transplante de coração em 2023

Em agosto do ano passado, Fausto Silva passou por um transplante de coração devido a uma insuficiência cardíaca. A cirurgia demorou ao menos 2h30 e ele teve pronta recuperação. 

Mais notícias

Carregar mais