Os últimos aumentos do preço do diesel já estão refletindo na indústria de alimentos. A indústria do leite, por exemplo, já sentiu esse aumento e está sendo obrigada a repassar esse aumento aos consumidores. Entenda como funciona o efeito “cascata” na reportagem de Caroline Rossassi, exibida pelo Melhor da Tarde.
Em uma cooperativa de laticínios de Taubaté (SP), vinte caminhões fazem transporte do leite que vem de produtores rurais. Mais 50 são usados para levar a mercadoria para os estabelecimentos onde o produto final é vendido. Só no último mês, o transportadores gastaram com combustível R$ 4 mil do que estavam acostumado.
“Com o aumento do combustível aumenta também a parte de manutenção, porque sobe também o preço. Impacta bastante na renda final do nosso trabalho”, disse Mario. Desde o início do ano, o diesel já aumentou mais de 40% nas refinarias. Toda a economia sofre o impacto da alta do custo do frete, já que no Brasil cerca de 60% das mercadorias são transportadas por caminhões.
A cooperativa estava segurando os custos, para não impactar o consumidor final, mas com o litro do diesel cada vez mais caro, não vai ter outro jeito senão reajustar. É o famoso “efeito cascata”. O produtor rural não aguenta, o transportador de leite não aguenta e o entregador também não aguenta.