O Estado do Rio Grande do Sul está em processo de reconstrução e retomada das atividades, depois de uma enchente história que afetou milhões de pessoas e destruiu casas. Nesta terça-feira (11), dia em que é comemorado o Dia da Marinha, o vice-almirante Fonseca Jr falou ao Melhor da Noite sobre o papel da instituição no processo de ajuda humanitária ao povo gaúcho.
“A Marinha tem atuado em apoio à população vítima das enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul desde o dia 30 de abril. A partir do primeiro momento, que vimos as informações das necessidades que apresentava o povo gaúcho, a marinha mobilizou meios, militares, embarcações, navios, aeronaves, viaturas... Foi uma mobilização muito grande e a Marinha prontamente atendeu a demanda de salvamento inicial, que foram feitos nos primeiros dias", disse. "Foi uma atividade muito intensa de socorro às vítimas e salvamentos de famílias”, completou.
O militar destacou que, desde o primeiro dia de ajuda, a Marinha segue atuando no sul do país e agora o objetivo é acolher a população e auxiliar na reconstrução. “Desde lá, nós estamos nesse processo de atendimento à população, um processo que passa por um período de salvamento de vidas, um período de socorro emergencial para um período agora de reconstrução e apoio à população, com entrega de mantimentos, donativos e remédios”, disse.
Nós estamos atuando na reconstrução de escolas em vários municípios da grande Porto Alegre e da região sul do estado também. É um esforço muito grande que a Marinha está fazendo em apoio à população que tanto necessidade dessa ajuda.
“A Marinha está totalmente comprometida com o povo brasileiro e nós seguiremos com esse trabalho pelo período que for necessário”, finalizou.