
O ator Val Kilmer morreu nesta quarta-feira (2), aos 65 anos, em decorrência de uma pneumonia. O artista teve a morte confirmada pela filha, Mercedes. Ele também deixa um segundo filho, Jack e uma legião de fãs do ator.
Kilmer esteve nas telas de cinema e de TV em mais de 100 produções. Ele ficou conhecido principalmente pelo papel de Tom 'Iceman' Kazansky em "Top Gun - Ases Indomáveis", ao lado de Tom Cruise. O último filme que o ator participou foi a continuação do longa, em 2022, no "Top Gun: Maverick".
A volta às telas foi, para muitos fãs, uma despedida do personagem e das produções hollywoodianas. Nos últimos anos, ele havia diminuído as participações devido aos tratamentos de câncer de garganta, descoberto em 2014. A doença fez ele ter problemas de voz e Kilmer chegou até a perder a capacidade de falar.
Relembre os papéis emblemáticos de Val Kilmer no cinema:
Iceman
Considerado um dos papéis mais marcantes de Val Kilmer, Tom 'Iceman' Kazansky foi o rival de Pete 'Maverick' Mitchell (Tom Cruise) em "Top Gun - Ases Indomáveis". No papel, ele é um dos aviadores navais e um dos melhores alunos da TOPGUN e era antagonista a obra de 1986.
Em 2022, ele voltou ao papel em uma cena emocionante ao lado de Tom Cruise. Com o auxílio de inteligência artificial, a produção conseguiu restaurar a voz de Val Kilmer, que foi prejudicada pelo câncer de garganta.
Jim Morrison
Em 1991, Val Kilmer interpretou o rockeiro Jim Morrison, vocalista da banda The Doors, morto em 1971. Kilmer dedicou um ano para se preparar para o papel, aprendeu mais de 50 músicas da banda e chegou a impressionar ex-integrantes do grupo com a atuação do artista.
Segundo o IMDB, o ator chegou a precisar de terapia para poder se desvincular do personagem após as gravações.
Batman
Val Kilmer foi um dos sete atores que interpretaram o herói da DC nos cinemas, em 1995. Em "Batman - Eternamente", Kilmer substituiu Michael Keaton no papel principal e enfrenta os vilões Duas-Caras (Tommy Lee Jones) e Charada (Jim Carrey).
Chris Shiherlis
No thriller "Fogo Contra Fogo", de 1995, Val Kilmer roubou a cena ao lado de Robert De Niro e Al Pacino, como o personagem Chris Shiherlis. Ele marcou o filme como o ladrão habilidoso. A atuação rendeu um segundo filme, em que ele ganha espaço e se torna um dos personagens principais da obra.
Simon Templar
Em "O Santo", de 1997, Kilmer interpreta o ladrão Simon Templar, mestre dos disfarces que acaba sendo contratado por um magnata russo para roubar uma cientista. O filme, protagonizado por Val Kilmer, foi um sucesso de bilheteria e de locação de DVDs na época.