O Melhor da Noite desta sexta-feira (08), abordou as diferenças entre as gerações e como o mercado de trabalho se transformou ao longo dos anos. Cada geração trouxe características e valores distintos que impactaram suas escolhas e desempenho profissionais, influenciando também as preferências dos empregadores.
Um estudo americano revelou que gestores estão preferindo contratar profissionais mais experientes. No Brasil, segundo o IBGE, a participação de pessoas com mais de 60 anos no mercado de trabalho cresceu mais que a dos jovens.
Como funciona a divisão das gerações?
Geração Baby Boomer
Nascidos entre 1946 e 1963. O nome se refere ao “baby boom”, ou explosão de nascimentos, ocorrido após a Segunda Guerra Mundial, quando as famílias voltaram a ter mais filhos.
Geração X
Inclui os nascidos entre 1964 e 1983. Surgiu em uma época de incertezas, mas também de crescimento econômico e avanços científicos significativos.
Geração Y
Refere-se aos nascidos entre 1984 e 1995. Conhecida pela transição do analógico para o digital, essa geração vivenciou a chegada da internet e das novas tecnologias.
Geração Z
Abrange os nascidos entre 1996 e 2009. Cresceram com a internet e as redes sociais. Esta geração ultrapassou barreiras geográficas, é ansiosa e busca resultados rápidos, mas muitas vezes apresenta dificuldades em atividades de trabalho em grupo.
Geração Alpha
Inclui os nascidos a partir de 2010. Estes jovens já cresceram com a tecnologia nas mãos e são altamente observadores e autônomos. No entanto, costumam ter dificuldades com métodos de ensino tradicionais e apresentam menor concentração.
A profissão do futuro
Uma pesquisa mostra que 75% dos jovens brasileiros sonham em se tornar influenciadores digitais. No Brasil, essa profissão já emprega cerca de 300 mil pessoas e, desde 2011, movimentou mais de 30 bilhões de reais na economia.
Recentemente, a revista Forbes divulgou uma lista dos influenciadores digitais mais bem-sucedidos, confira:
1. MrBeast: Com apenas 26 anos, o influenciador gera uma receita estimada em 483 milhões de reais. É famoso por vídeos e desafios com prêmios em dinheiro.
2. Dhar Mann: Aos 40 anos, o influenciador já faturou 256 milhões de reais com vídeos sobre temas sociais como racismo, bullying e desigualdade.
3. Matt Rife: Aos 29 anos, Matt é seguido por mais de 30 milhões de pessoas, com ganhos estimados em 284 milhões de reais. Seu conteúdo é voltado para o humor e o cotidiano.