Nesta terça-feira (2), é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o transtorno do espectro autista afeta uma em cada 100 crianças em todo mundo e estima-se que pelo menos 2 bilhões de brasileiros tenham essa condição.
Com apenas 6 anos, Rio já mostrou que o diagnóstico de autismo está longe de ser uma sentença em sua vida. O pequeno vem se mostrando um grande artista de grafite nas redes sociais, tanto que já teve suas obras elogiadas pelos Gêmeos (Otávio Pandolfo e Gustavo Pandolfo), dupla referência no meio.
Segundo Luciana Campos, a mãe do menino, a paixão de Rio pela arte começou aos 2 anos meio. Ele havia acabado de ganhar uma lousa de presente e tentava copiar os logotipos de programas da TV na tela.
Com o passar do tempo, a criança passou a se interessar mais pelo grafite. Luciana contou que o contato de Rio com esse tipo de arte se deu durante o trajeto que eles faziam da terapia para a casa. Ele fazia questão de observar com atenção os murais nas ruas.
Devido à condição, o menino tem muita dificuldade em se comunicar em criar relações com as pessoas. Contudo, a família acredita que a arte, principalmente o grafite, foi a forma que ele encontrou para se expressar publicamente.