Cristian Dimitrius mergulha com tubarões e faz alerta sobre comer carne de cação

Explorador se aventura com os animais no Planeta Incrível, do Melhor da Noite. Em entrevista exclusiva, ele conta experiências tensas que viveu ao alimentar tubarões

Por Felipe Pinheiro

Cristian Dimitrius se aventura com tubarões no Planeta Incrível, do Melhor da Noite, nesta quarta-feira (7). O explorador conversou com o site do programa e entregou algumas curiosidades sobre como é estar tão perto destes animais fascinantes, mas que também despertam medo em quem não está acostumado a eles. Você sabia, por exemplo, que cação é tubarão?

"Aquela posta da peixaria foi tubarão um dia. Quando você consome cação, pode estar consumindo alguma espécie ameaçada de extinção. Tubarões são extremamente importantes para a saúde dos oceanos e isso nos afeta diretamente", explicou.  

Dimitrius também alertou para o risco de consumir a espécie.

"A carne de cação tem um nível elevado de metais pesados e isso não é bom para a saúde. Por estar no topo da cadeia alimentar, o tubarão acumula esses metais e outros poluentes. Não é uma carne saudável de ingerir. Evitem comer cação pela sua saúde e para preservar a saúde do oceano", avisou.  

Veja a entrevista com Cristian Dimitrius

Dica para mergulhar com tubarões


Cristian Dimitrius está acostumado a lidar com tubarões e ensina algumas dicas para mergulhar em segurança.

"Você precisa ser um bom mergulhador, estar confortável na água e, principalmente, não ficar com os braços balançando para o lado porque isso pode atrair a atenção do tubarão. O mergulho geralmente é feito onde essa atividade é permitida. É seguro e existem recomendações para cada lugar e para cada espécie de tubarão. Conhecer o guia que vai te levar para essa atividade ajuda bastante", aconselhou. 

Sempre que estiver na presença dos bichos, admirar com respeito e manter uma distância segura. Nunca tentar tocar no tubarão, deixe o bicho quieto que ele não irá fazer nada com você.

"40 tubarões em cima de mim"


O explorador do Planeta Incrível afirma que, apesar de incontáveis experiência, nunca enfrentou um perrengue com tubarões, mas passou por situações, digamos, mais tensas.

"Já estive em um lugar com até 200 tubarões. Tudo sempre muito tranquilo. As situações mais tensas que já tive eram durante as sessões de alimentação. Eram 40 tubarões em cima de mim querendo comida e eu precisava escolher um pedaço de peixe para dar ao tubarão. Muito tubarão vinha, me dava cabeçada... Algumas sessões eram muito intensas, mas nenhum problema. De vez em quando tomava alguma mordidinha, mas estava protegido pela malha de aço. Eu recomendo mergulhar com tubarão desde que você saiba o que está fazendo. Perrengue de mergulhador com tubarão é algo extremamente raro", assegurou.