Tapioca de café, beterraba ou cuscuz: saiba fazer receitas do Rodrigo Oliveira

Chef do restaurante Mocotó, em São Paulo, Rodrigo Oliveira comanda quadro de gastronomia no Melhor da Noite

Da Redação, com Melhor da Noite

Tapioca de café, beterraba ou cuscuz: saiba fazer receitas do Rodrigo Oliveira
Tapiocas serão receitas da estreia do chef Rodrigo Oliveira no Melhor da Noite
Reprodução/Rodrigo Oliveira

Que delícia! Rodrigo Oliveira estreou no Melhor da Noite com receitas saborosas e práticas nesta quinta-feira (24). O cozinheiro do Mocotó esteve no palco do programa ao vivo com Glenda Kozlowski e Zeca Camargo para ensinar a fazer deliciosas tapiocas. 

No quadro “Comendo pelas beiradas” teve tapioca de café, de beterraba e até de cuscuz. Quer conferir o passo a passo para cada uma delas? Assista no vídeo acima ou confira abaixo. Bom apetite! 

Rendimento: 10 porções  

Ingredientes  

Doce de leite com laranja, baunilha e umburana: 
4l de leite  
1l de creme de leite  
1kg de açúcar  
2 sementes de umburana  
1 fava de baunilha  
½ laranja (casca) 
 
Massa: 
500 g de polvilho doce  
300 ml de café coado resfriado  
1 pitada de sal 

Recheio: 
500 g de doce de leite com laranja, baunilha e umburana (você também pode usar o doce de leite comum caseiro ou o que preferir)  
150 g de chocolate amargo em gotas ou pedaços pequenos 

Modo de preparo: 

Doce de leite com laranja, baunilha e umburana: 
Junte o leite, o creme de leite e o açúcar numa panela grande, com espaço suficiente para conter a sua subida durante o cozimento. Misture tudo muito bem e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe o fogo ao mínimo e deixe cozinhar sem pressa, mexendo de vez em quando. O processo pode levar até 3 horas. O importante é não deixar o doce pegar no fundo da panela, o que pode acontecer quando estiver mais perto do ponto. 

Dica: não se preocupe caso o doce talhe e pareça que está dando errado. Uma passada pelo mixer de mão vai deixá-lo acetinado e lisinho. Nos momentos finais, logo depois de processar o doce, junte as cascas de laranja (em pedaços grandes, sem a parte branca), as sementes de umburana e a fava de baunilha já raspadas e retire do fogo. Pronto: deixe a infusão por 10 minutos, retire a umburana, as cascas e a fava de baunilha e veja que cada segundo investido valeu a pena. Para armazenar, guarde em potinhos pequenos e mantenha-os na geladeira. 

Tapioca: 
Apesar do preparo muito simples, é preciso prestar atenção aos detalhes para um bom resultado com as tapiocas. Junte o sal ao polvilho, isso vai garantir uma distribuição mais homogênea da massa.  

Hidrate a massa aos poucos, mexendo sempre e sentindo sua textura antes de colocar todo o café. É possível, de acordo com o polvilho, que se use um pouco mais ou a menos do líquido indicado. 

Quando todo o polvilho estiver hidratado, passe por uma peneira fina e reserve. O cozimento é bastante rápido e em menos de 2 minutos a massa já estará pronta. A tapioca ideal para nós é a maleável e úmida e com uma casquinha crocante, resultado de uma hidratação e cozimento perfeitos. Recheio com doce de leite e chocolate picadinhos. Sirva imediatamente. 

Rendimento: 10 porções  

Ingredientes  

Suco roxo: 
300 ml de água filtrada 
30 g de hibisco desidratado 
90 g de beterraba em cubos 

Massa: 
500 g de polvilho doce 
300 ml de suco roxo  
10 ml de sal fino  

Modo de preparo:  

Prepare a infusão de hibisco, peneire e reserve. Bata no liquidificador a beterraba com a infusão, coe e reserve. Misture o polvilho com o sal, junte a água e misture bem com as mãos, quebrando os blocos que se formam. Deixe descansar alguns minutos e peneire a massa numa peneira de trama média. Armazene em pote hermético na geladeira com um papel toalha por cima. Para cozinhar, esquente bem a tapioqueira ou frigideira e com uma escumadeira ou colher, espalhe a massa uniformemente. Quando as bordas se levantarem ligeiramente, dobre a tapioca ou recheie, mantendo alguns instantes a mais na tapioqueira para que o recheio fique quentinho.  

Sugestão de recheio: queijo de cabra, rúcula, mel de jataí e azeite 

Rendimento: 10 porções  

Ingredientes  


Massa:   
500 g de polvilho doce  
500 g de flocão de milho  
10 g de sal  
600 ml de água 

Carne-seca na nata: 
360 g de carne-seca desfiada  
220 g de creme de leite fresco  
60 g de cebola roxa em juliene  
20 g de leite integral  
10 g de polvilho doce 

Modo de preparo


Massa: 
Em um processador, coloque o flocão e bata aos poucos, até ficar com uma consistência mais fina. Misture o polvilho, o flocão processado e o sal. Junte a água aos poucos e misture bem com as mãos, quebrando os blocos que se formam. Deixe descansar por 10 minutos. Passe a massa em uma peneira de trama média. Se não utilizar toda a massa, você pode armazenar em potes de vidro por uma semana na geladeira. 

Carne-seca na nata: 
Em uma panela, coloque o creme de leite fresco e deixe ferver. Após a fervura, acrescente a cebola cortada e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione a carne-seca desfiada e deixe ferver novamente. Em um bowl, dissolva o polvilho no leite e depois acrescente essa mistura na panela para acertar a textura da carne na nata. A textura ideal é um creme. A cebola e a carne-seca não devem escorrer pela colher, deve estar tudo cremoso 

Finalização:  
Para cozinhar, esquente bem a tapioqueira ou frigideira e com uma escumadeira ou colher, espalhe a massa uniformemente. Quando as bordas da tapioca levantarem ligeiramente, coloque a carne-seca na nata, mantendo alguns instantes a mais na tapioqueira para que o recheio fique quentinho. Dobre e está pronta pra servir.