Como começar o ano com as contas no azul

Conheça algumas dicas de como reavaliar suas despesas e cortar gastos para manter o controle financeiro

Como começar o ano com as contas no azul
Euro 17
Euro 17

Passado o momento de lazer e diversão das férias é hora de encarar os temidos boletos. E o ano começa com muitos deles: IPTU, IPVA, matrícula da escola, material escolar e imposto de renda são apenas alguns exemplos de despesas que chegam logo no início do ano.
Sabendo que você não pode abrir mão dessa obrigação sem ter problemas no futuro, o melhor é já começar a fazer um planejamento. Então vamos aos detalhes de como é possível reavaliar as contas para manter o controle financeiro.

Faça um levantamento do orçamento familiar

O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado das receitas e despesas e começar a estabelecer metas objetivas para administrar melhor o seu orçamento.
Ao listar todas as obrigações financeiras, você tem uma visão clara das necessidades, além de identificar oportunidades para cortar alguns gastos que não são prioridade no dia a dia.
Coloque despesas e receitas em listas separadas e faça o cálculo mensal de quanto você recebe e quanto você gasta mensalmente.
Agora inclua tudo o que você precisa pagar de imposto e contas sobressalentes no início do ano para que você não tenha surpresas e faça com o que o valor recebido seja ao menos igual ao valor a ser pago em despesas.

Identifique onde você pode economizar

Se a sua conta não fecha, você vai precisar criar estratégias para reduzir as despesas. Por exemplo, se você tem mais de uma assinatura de plataforma de exibição de vídeos, corte a que você menos utiliza e faça o cálculo de quanto você vai economizar. Esse é um valor que você já pode incluir na sua meta de economia para fechar as contas no azul.
Uma outra fonte de preocupação que aparece logo no início do ano são os impostos. Aqui, a sugestão é dividir o pagamento em parcelas pra aliviar a pressão. Mas caso haja a possibilidade de pagar à vista e conseguir um desconto, vai ser uma boa maneira de economizar.
As férias também são uma grande fonte de despesas. Para se preparar, é fundamental planejar as férias com antecedência, e você pode fazer isso buscando alternativas de lazer que sejam mais acessíveis ou até diversão gratuita, que é mais comum em grandes cidades.
No caso de viagens de férias que precisem de passagens aéreas, por exemplo, o ideal é fazer a compra com antecedência e ir pagando as parcelas até quitar as passagens antes de começarem as férias. Fazendo isso de forma planejada, você já pode retirar essa despesa dos gastos totais de fim de ano. 

Tenha uma reserva de emergência

Sabemos que não é fácil guardar dinheiro, principalmente na passagem de ano. Mas saiba que seu 13° não vai durar muito e ter uma reserva de emergência será essencial para evitar que você precise contrair dívidas pra resolver imprevistos.
Mesmo que a reserva inicial seja pequena, ela pode ser ampliada ao longo do tempo com novas economias no orçamento.
Com disciplina e organização, é possível começar 2025 com as contas no azul e conseguir enfrentar os imprevistos com mais tranquilidade.
Parece pouco, mas pequenas mudanças podem impactar positivamente o seu orçamento a longo prazo. O segredo é estar atento aos detalhes, antecipar os custos e buscar soluções criativas para manter o equilíbrio financeiro.

Saiba mais: https://euro17.com.br/

 

Tópicos relacionados