Melhor da Noite

Ronaldo, cobra brasileira tida como macho, dá à luz 14 filhotes em fenômeno raro

Apesar de surpreendente e raro, o fenômeno não é uma novidade e tem explicação científica: Trata-se de um fenômeno chamado partenogênese, um tipo de reprodução assexuada

Da Redação

Um fenômeno raro surpreendeu os especialistas nesta semana: Ronaldo, uma jiboia brasileira que estava sendo mantida em cativeiro na Inglaterra, deu à luz 14 filhotes mesmo estando isolada há 9 anos. O animal foi resgatado no Brasil e levado para a Europa e era tido como um macho pelos cuidadores.

O nascimento dos 14 filhotes virou pauta no Melhor da Noite desta quarta-feira (26). "Pensaram que era um macho e deram o nome de "Ronaldo", mas mesmo depois de 9 anos sem ter contato com outras cobras, Ronaldo, a jiboia arco-íris brasileira de 13 anos e quase dois metros de comprimento, ficou grávido", explicou o apresentador Rodrigo Alvarez na tela da Band TV. 

Apesar de surpreendente e raro, o fenômeno não é uma novidade e tem explicação científica. “Trata-se de um fenômeno chamado partenogênese, uma reprodução assexuada em que os embriões se desenvolvem sem fertilização”, finalizou.

Ronaldo e os filhotes vivem em um viveiro de uma universidade, na cidade de Portsmouth, na Inglaterra. Em nota, o especialista Pete Quinlan, que é funcionário da faculdade, falou sobre a surpresa de ver a cobra dando à luz mesmo sem ter contato com outros animais. “Eu crio cobras há 50 anos e nunca vi isso acontecer antes”, disse. “Ronaldo estava aparentando estar um pouco mais gordo do que o normal, como se tivesse comido uma grande refeição, mas nunca pensamos por um momento que ele, ou melhor, ela, estava grávida”, completou.