Uma forte onda de calor provocou incêndios florestais imensos pela Grécia. O fogo intenso está destruindo as matas nos arredores de Atenas, o que tem preocupado a população local. O Melhor da Noite, desta quinta-feira (15), conversou com a brasileira Fernanda Silva que mora no país e relatou o terror que está vivendo.
"Esse incêndio é o maior que eu já vi. Foi muito assustador porque, mesmo eu estando distante do lugar que se iniciou, eu pude ver as chamas e o céu vermelho, mesmo estando à noite", relembrou Fernanda.
Segundo ela, o fogo iniciou de forma intensa e quase incontrolável. "As chamas começaram altíssimas, de uma maneira que não deu para conter rapidamente. Os incêndios deste ano estão diferentes dos outros anos porque está acontecendo tudo muito mais rápido", afirmou.
Especialistas apontam que as condições climáticas e a ação humana têm piorado a situação. "O clima tem ficado cada vez mais seco. A ação criminal tem aumentado. Muitos dos incêndios estão sendo causados propositalmente, acredito, e por isso tem piorado", disse ela.
Este ano, a tragédia atingiu um novo nível, com o registro de uma morte confirmada. "Foi registrado uma morte no incêndio. Só um corpo foi encontrado, mas a gente não sabe de fato quantas vidas foram perdidas", lamentou.
A população local está desesperada, sem alternativas de segurança, diante da ausência de políticas públicas eficazes. "Infelizmente, a população está sem ter para onde correr porque o governo não investe em uma política para poder inibir os incêndios. Eles emitem um sinal de alerta", concluiu.
Fernanda relatou que a Grécia não possui bombeiros suficientes para ajudar na contenção dos incêndios. Por enquanto, as autoridades estão aconselhando os moradores a se manterem em casa.