A brasileira Esmeralda Groom, de 46 anos, detalhou ao Melhor da Noite desta segunda-feira (8) um pouco de como foi a passagem do furacão Beryl pelo estado do Texas, nos Estados Unidos. Agora, o tornado já perdeu força e está sendo classificado como uma tempestade tropical.
"O furacão atingiu bastante aqui. Atingiu a nossa área por volta de 2 horas da manhã. Muita gente perdeu eletricidade, inclusive estou sem energia. O vento foi horrível. Eu não tenho nem como descrever o que foi essa destruição que está de árvores e carros que ficaram danificados. Muitas partes da cidade alagaram. Moro fora do limite da cidade, em Brazoria, e aqui tem muita vaca e muita criação de animais. Fui bastante afetada, meu galinheiro voou. Consegui salvar sete galinhas que estavam debaixo d'água", narrou Esmeralda.
A brasileira acredita que ainda irá demorar para voltar a rotina normal. "Muitas árvores caíram em cima da cerca, então minhas vacas estavam todas indo para a rua. Consegui prendê-las de volta com ajuda. Infelizmente, isso é temporário porque a destruição é muita. Estamos sem energia porque os cabos estão todos jogados e minha área só deve recuperar a eletricidade daqui a duas ou três semanas", disse.
"Eu tenho gerador, mas já estamos enfrentando um problema para encontrar gasolina para abastecer o gerador. Quando a água descer enfrentaremos outro problema que é a limpeza. Acho que essa área sofrerá muito com ratos, bichos mortos e o mau cheiro", completou.
Esmeralda mora nos Estados Unidos há 23 anos e já enfrentou outros furacões, como o Ike, o Katrina e o Karvey. Segundo ela, Beryl não foi o pior que já enfrentou, contudo, agora espera conseguir recuperar parte do que perdeu com o seguro que possui da casa.