MC Marcinho, nome artístico de Marcio André Nepomuceno Garcia, faleceu neste sábado (26) em decorrência da falência múltipla de órgãos. Conhecido também como príncipe do funk, o cantor foi um dos precursores do funk melody e estourou no Brasil com o hit "Glamurosa", de 2001.
Em junho de 2022, MC Marcinho esteve no Faustão na Band e, na ocasião, foi recebido com carinho pelo apresentador. "Esse é sócio antigo. Esse aqui é um precursor do funk. Se o funk hoje tem esse lado todo romântico deve a essa fera aqui", declarou Fausto Silva.
No palco do Faustão na Band, MC Marcinho agitou a plateia ao cantar "Glamurosa" e "Tudo é Festa". João Guilherme Silva aproveitou o momento para perguntar ao artista se falta um pouco do funk romântico nas canções de hoje em dia.
"Acho que o linguajar mudou", analisou MC Marcinho. "Acho que o romantismo hoje é cantado de uma forma diferente, mas eu sinto falta, claro, de um funk romântico como do Claudinho e Bochecha, do Andinho e de muitos outros artistas."
Famosos lamentam morte de MC Marcinho
A morte de MC Marcinho teve repercussão entre a classe artística brasileira, sobretudo entre as vozes do funk. Nas redes sociais, Anitta disse que o cantor marcou para sempre o funk e a música brasileira. "Com seu talento, simplicidade e carisma, foi um dos precursores do funk melody e da popularização do ritmo no Brasil", escreveu.
Valesca Popozuda também se manifestou e disse estar de luto. "Que o legado do MC Marcinho seja eterno, ele descansou porque lutou muito", disse. Gilberto Gil também deixou sua homenagem nas redes sociais e disse que ele "foi um pioneiro que influenciou gerações e enriqueceu a nossa cultura".
Confira as homenagens: