Masterchef

Vinícius é eliminado do MasterChef, e Fogaça admite: "Queria você na final"

Carioca deixou o MasterChef Profissionais após fazer uma caixa de bombons e trufas que desagradou aos jurados; confira a entrevista exclusiva com o eliminado

Aline Naomi

Dá para se divertir sendo um competidor do MasterChef Profissionais, mesmo com toda a pressão do jogo? Parece difícil, mas, para Vinicius, dá sim — mesmo quando os resultados não são os melhores. O chef carioca foi eliminado nesta terça-feira (31) após uma prova com bombons e trufas e, mesmo assim, disse estar em paz com sua saída.  

"Saio com a certeza de que me diverti para caramba, o que era um objetivo que eu tive desde o começo, de me divertir sempre", revela em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "Hoje não foi diferente. A única coisa é que, talvez, eu não tenha tanta habilidade para me divertir com chocolate." 

Para os jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, a caixa de bombons e trufas do eliminado pecou no sabor e não daria para ser consumida até o final. Vinicius ainda ficou ao lado de Yuri enquanto os chefs anunciavam a decisão, e sua saída abalou o colega, que, além de ter sido destaque negativo, ficou aos prantos. Do mezanino, Moisés também chorou.  

"Acho que o triste está em deixar a competição, deixar o convívio com essas pessoas incríveis, porque quando a gente voltar para a rotina, esses momentos, infelizmente, vão acabar", declara Vinicius. Esse é um dos poucos momentos em que ele abandona as piadas e a serenidade e se mostra verdadeiramente chateado com sua saída.  

Para Vinicius, ele fez o seu melhor no MasterChef. "É isso que me tranquiliza", afirma. "Eu nunca saí pensando que faltou alguma coisa, porque isso sim me frustraria. Mas, na medida em que eu faço melhor, não é mais comigo, é com o julgamento de três chefs capacitados que vão falar se isso foi o suficiente ou não." 

De Campo Grande para o Brasil 

O MasterChef Profissionais não foi só diversão para Vinicius: foi também um compromisso com a Casa Tavares, restaurante que construiu com a família em Campo Grande, no subúrbio do Rio de Janeiro. "Acho que a gente fez uma história muito bacana, e quando eu digo 'a gente' é porque o Vinicius é só o que está jogando aqui, mas eu estou trazendo um monte de gente comigo em todas as provas", pontua o eliminado.  

Com a visibilidade do MasterChef, ele espera dar protagonismo a quem está trabalhando para mostrar que nos subúrbios também se faz comida boa. "Esse é meu objetivo aqui. E eu, de verdade, acho que vai dar. Vai rolar. Acho que a gente vai ter mais gente desses lugares pensando em gastronomia", diz o chef.  

Daqui para frente, seu plano é transformar a Casa Tavares em algo ainda maior. "A ideia é fazer uma cozinha no subúrbio, com qualidade, para a galera do subúrbio, e com o desejo de que a gente consiga escalar. E, quem sabe, a cozinha do subúrbio não vá para a zona sul [do Rio de Janeiro], perto dos grandões", almeja. Boa sorte, Vini! 

O que rolou no sétimo episódio do MasterChef Profissionais 2023? 

Prova de serviço com Helena Rizzo 

Mais uma prova de serviço, desta vez com a chef Helena Rizzo! O desafio foi preparar os pratos de dois menus criados pela jurada e servir seus amigos e familiares. Bárbara e Yuri se dividiram nos pratos principais, Franklin e Moisés ficaram na praça de sobremesas, e Vinicius cuidou das entradas.  

Ao contrário do que aconteceu na temporada passada do MasterChef Profissionais, os cozinheiros se saíram bem na prova. Apesar de alguns problemas, todos cozinharam bem. No final das contas, Franklin foi o escolhido para subir ao mezanino por ter tido o melhor desempenho.  

Nem tudo é doce como parece 

Chocolate pode ser uma delícia, menos quando o desafio é cozinhar com ele. Na prova de eliminação, os demais jogadores tiveram que entregar uma caixa com dois tipos de bombons e dois tipos de trufas. Além dos jurados, o programa ainda recebeu o chocolatier Alê Costa para avaliar os trabalhos apresentados.  

Nesta etapa, porém, alguns se atrapalharam e receberam críticas dos jurados. Bárbara acabou sendo a campeã e subiu ao mezanino com Moisés. Já Vinicius e Yuri fizeram os piores trabalhos da noite. Para decidir quem deixaria o programa, os chefs avaliaram qual das caixas eles conseguiriam comer até o final. Com esse critério, Vinicius acabou deixando a competição.