A prova do pão de mel no MasterChef Brasil desta terça-feira (16) não foi tão doce para Thaissa, que acabou sendo eliminada após o desafio. Seu trabalho não agradou a Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, e a carioca teve que deixar a disputa.
"Eu estava doida por uma prova de confeitaria, eu adoro doce", confessa a cozinheira em entrevista ao Band.com.br. Mesmo otimista com o tema da prova, Thaissa admite que se atrapalhou no processo: "Foi uma sequência de fatores que me levaram a não conseguir ter o resultado que eu esperava."
Ela também se sente frustrada com o resultado que seu time teve na primeira prova da noite, em que os participantes tiveram que preparar três tipos de churrascos. "Fiquei triste porque a minha praça, dos acompanhamentos, estava indo bem", analisa. "Fiquei com um sentimento de que talvez não fosse para eu estar ali [na eliminação]."
Thaissa acredita que foi a pressão do jogo, mais do que sua cozinha, que a eliminou da disputa do MasterChef. "A dinâmica do programa faz a gente ir para um lugar desconhecido dentro da gente", descreve. "Eu sei cozinhar, eu sei o quanto eu cozinho, mas ali dentro é tudo novo. É difícil para caramba."
Ainda que não tenha chegado à final, a cozinheira considera ter realizado um sonho ao conquistar o avental na 11ª temporada. "Foi tão visceral, foi tão incrível que eu acho que eu estou me sentindo completa por ter feito parte disso, de ter feito parte dessa história dos 10 anos de programa", celebra.
Inventando moda na cozinha
Estilista de profissão, Thaissa considera que a gastronomia ocupa um espaço na sua vida tão especial quanto a moda. "A mesma avó que me ensinou a costurar me ensinou a cozinhar, então esses dois lugares sempre estiveram muito presentes na minha vida", conta.
Seu principal objetivo no MasterChef, além do troféu da edição, era aprofundar seus conhecimentos na cozinha — coisa que ela ainda quer fazer. "Eu quero mergulhar na gastronomia assim como eu fiz com a moda", compara. "A gente tem tempo. Eu tenho 33 anos, e essa jornada com a gastronomia está só começando."
Acho que essa história não acaba aqui, acho que tem muita coisa para acontecer, e eu acho que é por isso que eu estou tranquila.
Homenagem à Helena Rizzo
Ao ser eliminada, Thaissa fez questão de enaltecer Helena Rizzo como uma figura que a inspira não só na gastronomia, mas na vida. "Sempre fico emocionada quando falo dela, porque ela me inspira e faz eu acreditar nos meus sonhos. Acreditar que, sim, a gente pode ser autêntica", declara a eliminada.
Vale lembrar que a chef tem uma veia artística e chegou a pintar um quadro na 8ª temporada. "O mundo pode enxergar essas belezas. Ele precisa, sim, de pessoas inspiradoras e artísticas que mostrem o seu dom e tragam algum tipo de refresco a tanto caos que a gente vive", pondera Thaissa.
Por isso, seu sonho é ter um espaço próprio em que possa unir os dois mundos que a encantam: a arte e a gastronomia. "Acredito na gastronomia enquanto arte, enquanto encantamento", afirma. "Gostaria que eu pudesse propor isso para as pessoas." Boa sorte, Thaissa!
Saiba o que aconteceu no 8º episódio do MasterChef
Disputa com churrasco
Prepare o carvão porque é dia de churrasco no MasterChef! Divididos em equipes, os participantes tiveram que preparar churrasco japonês, argentino e brasileiro em três rounds. Após vencer duas rodadas, o time laranja, liderado por Laura, venceu a disputa e se livrou da eliminação.
Pão de mel nível MasterChef
Se tem MasterChef, tem prova com chocolate! Com a presença de Alê Costa, os integrantes do time azul, perdedores da primeira prova, deram tudo de si para fazer um pão de mel recheado valendo a permanência no programa.
Gabriela P. se destacou na prova, foi a vencedora do desafio e ganhou um pin dourado. Giorgia e Juan também foram destaques positivos. Já João Vitor e Vinícius foram destaques negativos ao lado de Thaissa, eliminada da disputa.