Após três eliminações seguidas no primeiro episódio do MasterChef Profissionais, foi a vez de Tarek deixar a competição nesta terça-feira (26), no segundo episódio da 5ª temporada. Na prova com tomates, ele preparou um prato salgado e uma sobremesa com água de cebola que não agradou aos jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça.
Em entrevista exclusiva ao Band.com.br, Tarek revelou que estava confiante quando entregou seus pratos, mas ficou abalado após a avaliação dos chefs. Para o trio, faltou destacar o tomate na primeira receita, enquanto a sobremesa surpreendeu — negativamente! — ao ter água de cebola na gelatina de tomate. "Jamais imaginei que ia sair hoje", afirma Tarek, desapontado.
Na hora da eliminação, a decisão ficou entre Tarek e Bruna. No caso da cozinheira paulista, o prato salgado deixou a desejar e a sobremesa — uma torta doce — estava sem graça e mal assada, segundo os jurados. Ainda assim, para o trio, o participante que mais fugiu da proposta da prova foi Tarek.
"Sem dúvida nenhuma eu queria mostrar minha habilidade nas culinárias árabe, francesa e brasileira, mas não tive chance", lamenta o eliminado. De qualquer forma, ele celebrou a participação no MasterChef Profissionais 2023. "Estar aqui é top. Ninguém acreditou... 'Olha o Tarek, sírio, onde ele está!'", conta o cozinheiro sírio.
Emoções à flor da pele
Para Tarek, uma das coisas mais marcantes do MasterChef é a intensidade do programa e como ele mexeu com suas emoções. "O nervosismo e a pressão que passei aqui, não passei em nenhuma cozinha. Nem na Síria!", comenta. "Nunca meu coração tinha batido como aqui."
Ainda que tenha saído logo no início da competição, Tarek diz que teve tempo de criar laços e que sua torcida, agora, vai para Vinicius. "Teve química e amizade entre nós", justifica ao falar do colega.
Agora, Tarek pretende treinar mais e continuar com seus estudos na gastronomia. "É vida que segue", diz o cozinheiro com naturalidade. "O que vai dar, não sei, mas estou muito feliz."
O que rolou no 2º episódio do MasterChef Profissionais?
Leilão traiçoeiro
Dia 26 de setembro foi o dia do famoso leilão do MasterChef! Nesta prova, os 11 participantes disputaram pratos clássicos da cozinha: moqueca, paella, feijoada, bouillabaisse, bobó, estrogonofe, picadinho, steak tartar, fricassê, blanquette de vitela e braggiola (bife à rolê). Todos começam com 1h30, mas o tempo de prova é descontado a cada lance pelo prato. Cintia e Vinicius — com paella e fricassê, respectivamente — ficaram com os maiores tempos de prova, totalizando 45 minutos. Já Bárbara (moqueca), Rozana (estrogonofe), Bruna (picadinho), Raquel (steak tartar) e Tarek (bife à rolê) tiveram apenas 20 minutos.
Uma coisa é certa: a prova estava parecendo fácil, não é mesmo? Afinal, eles são profissionais! Por isso, uma nova regra foi colocada: eles precisariam fazer uma versão vegana do prato que conseguiram arrematar no leilão.
Tomate para dar e vender
A estrela da prova de eliminação foi o tomate. Para seguir na competição, os cozinheiros precisaram fazer um prato salgado e uma sobremesa em que a fruta fosse protagonista. O tomate, claro, era ingrediente obrigatório nos preparos.
Moisés venceu a disputa (com muitos elogios) ao preparar um tomate recheado com cuscuz de couve-flor e uma compota de tomate com morangos. Franklin também foi destaque ao fazer um gaspacho de melão e tomate recheado de queijo feta, além de uma surpreendente salada caprese doce com sorvete de alface.
Cintia e Bruno subiram ao mezanino, mas com críticas aos seus pratos. Os piores trabalhos da noite foram os de Bruna e Tarek e, no fim, o cozinheiro sírio deixou a competição.