A confeitaria exige muita técnica e precisão, inclusive quando se trata de uma simples mistura de claras e açúcar — o famoso merengue. A prova disso foi a prova de eliminação do episódio de estreia do MasterChef Confeitaria, em que o desafio foi preparar uma torre de pavlova.
O primeiro passo para começar a construção da torre foi fazer o merengue. Inclusive, foi um erro técnico nesse preparo que fez Kim ser a primeira eliminada do talent show. Ela optou por fazer um merengue francês, mas se esqueceu de colocar mais açúcar, o que afetou o ponto da pavlova.
Mas, afinal, quais são os tipos de merengues que existem? E qual é a diferença entre cada um deles? Continue lendo que a gente te explica!
O merengue francês é feito batendo as claras cruas em neve e adicionando açúcar aos poucos. Para isso, é usada uma combinação de açúcar refinado com o açúcar de confeiteiro. No caso de Kim, por exemplo, a confeiteira se esqueceu de adicionar a porção de açúcar de confeiteiro que tinha reservado para a receita.
Já o merengue suíço é feito misturando-se as claras com o açúcar a frio. Em seguida, o preparo é levado ao banho-maria para que o açúcar dissolva. Quando a mistura atinge aproximadamente 60°C, você leva para a batedeira e bate até esfriar e formar um merengue volumoso, excelente para bolos e finalizações.
Para o merengue italiano, é preciso fazer uma calda de água e açúcar que atinja a temperatura de 115°C. Depois, bata as claras em neve e, gradualmente, vá adicionando o xarope de açúcar. Neste processo, as claras são pasteurizadas, tornando este preparo ideal para sobremesas que vão ficar expostas por mais tempo.