A participante Kelyn surpreendeu os jurados do MasterChef Brasil nesta terça-feira, 7, ao apresentar um sorvete de torta de limão na prova em que tinha que se inspirar nos pratos apresentados pelos fãs do talent show. A incrível sobremesa ganhou elogios e foi unanimidade entre os chefs.
“Isso é uma desconstrução ou uma reconstrução? Você foi muito inteligente nessa sobremesa. Tá muito equilibrada e ponto para ti, porque não usou leite condensado”, disse Helena Rizzo. “É extraordinário, porque se a gente fecha os olhos, a gente come uma torta de limão mesmo. Não sei como você fez, mas é muito bom”, elogiou Erick Jacquin
E o feedback positivo não parou por aí: Henrique Fogaça também se derreteu, com o perdão do trocadilho, pelo sorvete. “Sou suspeito porque gosto muito de limão. Durante esses sete anos de MasterChef, comi coisas boas e a sua sobremesa está na lista das melhores. Não tá doce, está muito bem feito. Tem gente descendo a ladeira e você está subindo”, afirmou o jurado. Assista ao momento:
Em entrevista para o Band.com.br, Kelyn contou que ficou envaidecida com o elogio feito por Fogaça. “Foi f*da. Eu não imaginava. Eu assisto o programa, sei que tem muito prato bom e falar que eu estou nos tops da listinha dele, foi demais. Vou guardar esse elogio com muito carinho. É o tipo de elogio que eu nunca vou esquecer”, disse.
Segundo a advogada, a ideia da receita foi fazer algo que agradasse ao paladar dela. “Tentei equilibrar bastante o açúcar. Eu quis fazer uma torta de limão que eu gostasse de comer. Não sou muito fã de tartelete de limão, porque é muito doce”, contou.
Apesar de ter se saído bem, ela não esperava que Ana a escolhesse para fazer a sobremesa. “Foi um susto para mim. Eu já estava martelando outras receitas na cabeça. Mas, uma coisa que eu aprendi aqui é que não adianta ficar confabulando muito. A gente é sempre surpreendido. Tudo que vier, eu acolho. Confio, recebo e agradeço”, disse.
Kelyn também comentou sua trajetória ascendente no programa, desde que venceu o desafio da culinária indígena. “Ao mesmo tempo que dá uma certa segurança, rola uma pressão. Não posso cair de novo, voltar para o lugar perigoso onde eu estava. Rola uma cobrança maior de manter algo que eu conquistei nas últimas provas. Não posso vacilar agora não”, finalizou.
Confira a receita do sorvete de limão, feita por Kelyn:
- 250 ml(s) de leite
- 250 grama(s) de creme de leite
- 3 unidade(s) de gema
- 80 grama(s) de açúcar (+ 120 g e 50 g)
- 1/2 cumaru
- 4 unidade(s) de limão-taiti
- 2 unidade(s) de limão siciliano
- 1/2 unidade(s) de tangerina
- 200 ml(s) de licor de tangerina
- 50 grama(s) de farinha de trigo
- 50 grama(s) de manteiga
- 2 unidade(s) de clara
- 50 grama(s) de amêndoas
- 50 grama(s) de macadâmia
- 15 folha(s) de manjericão
- Sal a gosto
Sorvete: em uma panela, aqueça o leite e o creme de leite com cumaru, raspas de limão e folhas de manjericão. Junte as gemas e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre por aproximadamente 5 minutos. Reserve no congelador.
Depois de frio/gelado, coloque na sorveteira ou batedeira, e adicione o suco de 2 limões-taiti e 1 limão siciliano infusionados com folhas de manjericão. Deixe na sorveteira por aproximadamente 40 minutos.
Crumble: misture 50 gramas de manteiga, 50 g de farinha, 50 g de açúcar, 1 pitada de sal e raspas de limão. Misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Abra na forma com uma espessura de aproximadamente 0,5 cm e asse por 10 minutos a165°C, ou até dourar.
Farofa: no processador, bata o crumble com as castanhas tostadas até obter uma farofa. Finalize com raspas de tangerina.
Merengue: na batedeira, bata 2 claras com uma pitada de sal. Quando começar a obter ponto de neve, junte a calda de açúcar em ponto de fio, batendo em alta velocidade. Finalize com raspas de tangerina.
Calda cítrica: em uma panela aberta (frigideira), coloque o suco de 2 limões-taiti, 1 limão siciliano, 1/2 tangerina e 200 ml de licor de laranja. Deixe reduzir por aproximadamente 15 minutos, ou até atingir ponto de calda.