A cozinha do MasterChef Profissionais perdeu um pouco do seu "uai" nesta terça-feira (24): Rozana foi a eliminada do 6º episódio após a prova da mandioca. Nela, os competidores precisaram entregar um prato em que a raiz fosse protagonista. A mineira fez um bolo, mas o trabalho não agradou Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça. Ainda assim, o chef francês demostrou apoio à competidora: “Pode ir em frente”, disse com esperança.
Apesar de estar deixando a disputa, Rozana garante que, no auge dos 36 anos, seu choro também é de felicidade. "Numa mesma prateleira está a tristeza [de ser eliminada] e a alegria de ter estado aqui. Seria injusto comigo e com o universo se eu dissesse que eu só estou triste", desabafa em entrevista exclusiva ao Band.com.br.
Fã do programa, ela faz questão de ressaltar o quanto a experiência a marcou. "O MasterChef mexe comigo em um lugar muito especial", comenta. "Estou feliz demais da conta de ter feito parte da história do programa e ter marcado meu nome aqui. Era o meu maior sonho, então eu saio realizada e agradecida."
Orgulho de Minas Gerais
Entre a primeira e a última prova do episódio, já tradicionais na disputa, aconteceu uma prova de pressão. Nela, Bárbara fez uma massa saborosa em 30 minutos e ganhou a vantagem de tirar tempo de seus adversários no desafio de eliminação. Rozana acabou ficando com menos 10 minutos, tendo apenas 1 hora e 5 minutos para fazer uma receita com mandioca. A participante comenta a estratégia da colega:
"Eu já tinha um plano traçado. Fiz uma prova tranquila, entreguei tudo o que eu queria, até mais. Eu planejei quatro texturas de mandioca e entreguei seis. Fiz exatamente o que eu queria", justifica com tranquilidade. "Não foi um plano B, uma estratégia criada em cima da hora."
O bolo de mandioca feito por Rozana teve inspiração em uma receita que o pai dela costuma fazer — e que, por isso, ela mesma nunca fez. "Eu queria arriscar, mas [o bolo] ficou muito longe do que é dele", lamenta. A eliminada aproveita para fazer um pedido de desculpas público: "Pai, perdão, eu não queria te envergonhar."
Mesmo com os altos e baixos, a mineira tem certeza de que a gastronomia é o seu lugar. "O MasterChef veio para reafirmar isso", revela. "Eu me descobri como pessoa, como cozinheira." E o próximo passo é abrir um restaurante para chamar de seu: "Eu tenho essa pegada de formação clássica francesa, mas a minha raiz é mineira. Quero fazer essa fusão e abrir um restaurante babadeiro para orgulhar Minas Gerais”, celebra. Boa sorte, Rozana!
O que rolou no 6º episódio do MasterChef Profissionais?
Reaproveitando as sobras
Sim, elas voltaram! Neste episódio, os participantes enfrentaram as caixas misteriosas. Dentro delas, encontraram diversas sobras de comida, que tiveram que ser transformadas em um prato de alta gastronomia.
Para os chefs, todos os pratos estavam bem elaborados e o desempenho dos competidores deixou o elenco orgulhoso. Yuri levou a melhor preparando um ravioli de couve recheado com casca de banana. O mineiro conquistou a primeira vaga do top 5. Moisés também foi destaque positivo e subiu ao mezanino com o colega.
Prova de pressão
Para celebrar o Dia Internacional da Massa, comemorado no dia 25 de outubro, os competidores passaram por uma prova de pressão valendo vantagem na eliminação. Para isso, precisaram fazer uma receita afetiva com massa grano duro.
Ao fim de 30 minutos, Bárbara se deu bem ao fazer um fideuá de camarão e lula. Como vantagem, ela teve tempo cheio na prova de eliminação (1 hora e 15 minutos) e pôde tirar 5, 10 e 15 minutos dos adversários.
Mandioca, tucupi e mais
Na prova de eliminação, o desafio foi fazer um prato em que a mandioca fosse a protagonista. Os competidores puderam usar não só a raiz em si, mas seus derivados, como o tucupi e a farinha. Novamente, Bárbara agradou o paladar dos jurados e ganhou a disputa de forma unânime.
Apesar dos deslizes em seu prato, Franklin também subiu ao mezanino, deixando a decisão entre Rozana e Vinícius. Para os chefs, o bolo de mandioca feito pela mineira foi o prato que mais fugiu da proposta da prova e, por isso, ela foi eliminada.