Tem dias em que tudo o que a gente queria era ter a paz de espírito de Roberto, participante da 11ª temporada do MasterChef Brasil. O cozinheiro amador ficou conhecido na edição por sempre manter a calma nas provas, mesmo as mais caóticas.
Foi o que aconteceu no episódio da última terça-feira (17), em que os participantes tiveram que preparar uma torta de três mousses na eliminação. Apesar de ter havido confusão na cozinha e dificuldade nos preparos, Roberto se saiu bem e ainda levou um pin na prova.
"Eu fiquei nervoso. Em alguns momentos, eu achei que não fosse entregar", confessa Roberto em entrevista ao Band.com.br. "Confeitaria, sobremesa, doce é sempre mais difícil para gente. A margem para erro na confeitaria é muito maior do que no salgado."
Mas, afinal, Roberto é calmo mesmo? "Eu acho que sou calmo, apesar de ter certeza de que eu não sou. Contradição, né?", analisa. "Acho que transpareço mais calma do que tenho. Eu engano bem. Nesta prova, por exemplo, eu estava estressado, preocupado com o tempo, com os processos, com as coisas que não davam certo."
Para ele, administrar o emocional tem sido a chave para ir bem na disputa pelo troféu da 11ª temporada. "Tento ser calmo, tento me manter equilibrado, porque tenho certeza de que isso é o fator principal aqui nas provas", revela Roberto. "Quando você se desestabiliza e entra em um desespero, aí você joga contra você."
Agora, após ter ganhado uma prova em que tinha tudo para dar errado, o céu é o limite. "Acho possível [chegar à final], cada vez mais. Depois desta prova, mais ainda", comenta o cozinheiro. Eu passei um sufoco razoável, consegui entregar e ainda saí com o pin. Isso te dá confiança para acreditar na sua habilidade e na sua capacidade de resolver os problemas durante a prova e contra o relógio."