Renata foi a eliminada do MasterChef Brasil desta terça-feira (09). A cozinheira amadora deixou o jogo após uma prova com tortilha espanhola, prato que nunca tinha feito ou provado na vida. Mesmo com as dicas dos jurados antes do início do desafio, a participante não conseguiu garantir sua permanência no talent show. Henrique Fogaça explicou que ela pecou pelo excesso de ovo no prato, um erro classificado como “fatal”.
"São muitos detalhes, não é simplesmente ter a receita", justifica em entrevista ao Band.com.br. "Na hora da pressão, a gente acaba se atrapalhando, a gente acaba se perdendo."
Renata reconhece que o emocional foi o que mais atrapalhou seu desempenho. "Às vezes eu nem escuto direito [as explicações] porque eu já estou pensando nos ingredientes que eu tenho que pegar", explica. "Isso é perder para a gente mesmo, porque a gente não consegue dominar o nervosismo e isso acaba atrapalhando."
A eliminada também avalia que fez escolhas erradas nas provas anteriores, como a de pressão, em que tinha que entregar o peito de frango perfeito para escapar do desafio eliminatório. "Eu quis me garantir sem o termômetro, só no olhômetro, e também me dei mal", descreve.
Para ela, o MasterChef é "para os fortes":
"É muito difícil cozinhar na pressão com muitas câmeras, com os chefs para te avaliarem a todo tempo. Não é fácil."
Um sonho realizado
Apesar de estar sentida com sua saída, Renata celebra a participação no MasterChef. "Eu fiquei triste, mas ao mesmo tempo eu estou muito feliz, porque foi um sonho que eu realizei", conta. "Isso aqui é um jogo, eu sabia que uma hora ou outra eu ia ter que sair, então estou saindo tranquila."
Uma das coisas que mais vai fazer falta para ela é a rotina com os demais competidores. "Eu tive uma convivência muito boa com os participantes, são pessoas maravilhosas", declara. "É difícil saber que a gente não vai mais tomar café juntos, não vai almoçar juntos, então fica uma tristeza."
Após sua eliminação, Renata quer levar os conhecimentos que adquiriu nesse tempo de programa aos seus seguidores no Instagram — por lá, ela acumula mais de 400 mil fãs. "É o que eu amo fazer, e agora eu vou voltar com tudo com as minhas receitas e com essa bagagem, porque aqui é muito aprendizado", comemora.
Saiba o que aconteceu no 7º episódio do MasterChef 2024
Arroz nosso de cada dia
Quer desafio mais MasterChef do que transformar um ingrediente comum, como o arroz, em um prato extraordinário? Essa foi a missão dos cozinheiros amadores no 7º episódio da 11ª temporada do programa.
Laura inovou ao fazer um bolo de arroz recheado com creme de confeiteiro, cumaru, noz-moscada e frutas secas, vencendo a prova. Gabriela P., Giorgia e Vitor também foram destaques positivos e subiram ao mezanino.
Peito de frango perfeito
Por serem destaques negativos da última prova, Alzileide, Lucas, Pietro e Thaissa foram direto para a eliminação. Laura pôde escolher um dos medianos para acompanhá-los e mandou Andréia direto para a última prova.
Os demais competidores precisaram entregar o peito de frango perfeito aos chefs em 20 minutos para garantirem uma vaga no mezanino. Gabriela C., José Roberto, Karine, Pâmela e Roberto deram sorte e escaparam da eliminação.
Tortilha espanhola com influenciadores
No desafio derradeiro, os competidores precisaram mostrar que sabem fazer uma boa tortilha espanhola. Para dificultar a missão deles, a cozinha recebeu os influenciadores Christian Figueiredo e sua esposa, Zoo, que são muito fãs do prato.
Vinícius deu o nome e ganhou a prova, acompanhado por Andréia e João Vitor, que foram destaques positivos. Larissa e Lucas, no entanto, foram destaques negativos ao lado de Renata, que deixou a disputa.