Ao longo de dez edições, o MasterChef Brasil abriu portas para cozinheiros amadores de todo o país. Os participantes saíram do programa ainda mais talentosos e com a oportunidade de seguir carreira na gastronomia. É o caso dos campeões, que, além de conquistarem o cobiçado troféu do talent show, ganham também um prêmio em dinheiro e uma bolsa de estudos na área.
Hoje em dia, a maioria dos vencedores do MasterChef Brasil são profissionais de cozinha, sendo chefs, empresários, consultores, influenciadores digitais e muito mais. Em 2024, o programa celebra uma década no ar. Que tal relembrar quem foram os campeões de cada edição? Confira a lista completa abaixo:
Elisa Fernandes venceu a primeira edição do programa em 2014. Depois de sua vitória, a paulista viajou para a França, onde estudou gastronomia e trabalhou em restaurantes estrelados ao longo de três anos. Atualmente, ela é chef de cozinha e comanda o próprio restaurante, o Clos Wine Bar & Bistrô, localizado em São Paulo.
Ex-produtora de eventos, Izabel Alvares mudou de carreira em 2015 depois de conquistar o título de MasterChef Brasil. A carioca usou parte do prêmio de R$ 150 mil para abrir o próprio negócio, a Magrela Shop, um e-commerce de produtos low carb (com baixo teor de carboidratos). Chef de cozinha, ela sonha em abrir uma loja física de sua marca e lançar mais um livro de receitas.
Primeiro homem a vencer o MasterChef, Leo Young é chef executivo e sócio de um badalado restaurante japonês em São Paulo, o Tatá Sushi. Ele também faz sucesso nas redes sociais e acumula mais de 885 mil seguidores. Empreendedor nato, o cozinheiro tem planos de comandar restaurantes em outras capitais do país.
A campeã da quarta temporada seguiu o caminho da confeitaria. Michele Crispim é dona de uma marca de sobremesas e desmistifica a culinária doce nas redes sociais. Chef de cozinha e produtora de conteúdo, ela ensina receitas de dar água na boca para os mais de 383 mil seguidores. Michele também está prestes a abrir seu primeiro restaurante, focado em comida saudável.
Depois do programa, Maria Antônia Russi elevou o nível de sua culinária afetiva. A gaúcha, que era dona de casa, tornou-se chef de cozinha e sommelière (especialista em vinhos). Atualmente, ela atua como personal chef, comanda aulas-show de gastronomia e também é influenciadora digital. Por causa da pandemia, teve que adiar o plano de ter a própria linha de produtos, mas deve retomá-lo em breve.
Rodrigo Massoni venceu a temporada de 2019, uma das mais disputadas de todas. Ele ficou conhecido pela personalidade séria e por ser um competidor de poucas palavras. Hoje, o ex-engenheiro ambiental é cozinheiro profissional e se aventura na panificação.
Campeã da 7ª edição, Anna Paula Nico concilia a carreira de arquiteta com a gastronomia. Dona do próprio negócio, ela vende marmitas brasileiríssimas congeladas para quem aposta em refeições saudáveis e saborosas para o dia a dia.
Poucas pessoas na história do MasterChef tiveram uma trajetória tão positiva quanto a de Isabella Scherer. Em 2021, a cozinheira amadora se tornou a grande campeã da 8ª temporada com um menu 100% vegano. Atualmente, ela produz conteúdos para seu perfil no Instagram, onde acumula mais de 2 milhões de seguidores. Ela também assina pratos autorais no Papila Deli.
O troféu da 9ª temporada foi de Lays Fernandes. No menu da final, a paulista contou um pouco da sua história e apresentou a fusão entre Brasil e Japão. Entre os pratos servidos estavam vieiras grelhadas e sorvete de missô. Hoje em dia, a ex-designer é formada em gastronomia pelo curso que ganhou com o programa.
Acumulando o maior número de vitórias em provas na sua edição, Ana Carolina foi a vencedora da 10ª temporada do MasterChef Brasil. A body piercer disputou a final do programa com Wilton e levou a melhor com um menu repleto de referências à sua realidade na periferia da capital paulista. “Sou merecedora. Fui merecedora por muito tempo, mas não enxergava", exaltou a competidora.