Ao longo de todas as temporadas do MasterChef Brasil, as provas fora da cozinha, em contextos completamente diferentes, são as mais aguardadas pelos participantes e aclamadas pelo público. Chamados de “externas”, os episódios são planejados com muita antecedência e o resultado é recheado de emoção do início ao fim, como mostram as imagens no carrossel acima.
Com muito sabor e pratos deliciosos, o talent show já serviu milhares de pessoas e fez coisas consideradas impossíveis: imagine cozinhar em um casamento para 250 pessoas? Aconteceu na 2ª temporada do Profissionais e os cozinheiros serviram mais de 1 mil pratos.
Já rolou também uma prova gigantesca em um estádio. Lá, os cozinheiros atenderam 400 pessoas durante uma partida de futebol feminino entre Corinthians e Santos. Foi o maior público da história do programa!
E por falar em grandiosidade, na 2ª temporada, os amadores tiveram que cozinhar no Rio Negro, em Manaus. O passeio de barco durou 1h30 para que, no fim, os pratos fossem servidos para chefs renomados. Em 2021, teve ainda uma prova na praia, em que o cenário serviu de inspiração para definir o top 10 da 8ª temporada.
É prova (também!) para a produção
Para que cada ideia funcione, uma equipe é responsável por produzir cada detalhe e garantir que a estrutura da cozinha adaptada seja a mesma do estúdio. Longe das câmeras, o trabalho dura meses e, às vezes, começa antes das gravações oficiais. Em entrevista ao Band.com.br, Carla San Vicente, produtora executiva da atração, revela detalhes dos bastidores.
De acordo com ela, a estrutura conta com cerca de 3 caminhões de estrutura, fornecedores contratados especificamente para a prova e uma equipe que gira em torno de 150 a 200 pessoas. O desafio é imaginar todos os cenários. “Você tem que validar tudo e prever possíveis problemas, desde chuva até a necessidade de banheiro. Precisa entender se é um lugar seguro ou se exige alguma documentação específica", conta.
Coordenadora de externas do programa, Nathalia Moreno diz que “a maior dificuldade é encontrar um espaço que faça sentido para a prova, seja bonito visualmente e consiga comportar toda a nossa estrutura. Na maioria das vezes a gente monta a estrutura do zero.”
Externas que marcaram época
Se para o público as provas fora do estúdio são emocionantes, para a produção o sentimento é o mesmo. Sabe quando alguém diz que algo é impossível? Não para o MasterChef. Tamanha grandiosidade, o programa já levou a cozinha lugares inimagináveis, como um navio da Marinha.
A coordenadora lembra em detalhes da gravação: “Subimos os equipamentos por containers e em cordinhas, por guindaste. Se eu não me engano servimos 200 oficiais da Marinha. Foi muito improvável, mas demos um jeito", recorda.
Já para a produtora executiva, sua primeira externa vai sempre ficar na lembrança. “Foi a seleção dos participantes da 2º temporada. Foi em um galpão imenso, os jurados experimentaram diversos pratos e a montagem do espaço foi gigantesca.”
Além disso, já rolou também muito perrengue, como chuva, barro, equipamento emperrado e até trator sendo utilizado na produção. Tudo isso para criar um programa memorável. Deu saudade? Em 17 de maio, às 22h30, estreia a 9ª temporada do MasterChef Brasil. Anote na agenda!