Nascido na Síria, Tarek, de 28 anos, é de uma família repleta de cozinheiros: tem tios que são chefs e sua mãe chegou a trabalhar em um restaurante. Mas foi somente quando veio ao Brasil, em 2016, que a gastronomia deixou de ser um hobbie e se tornou sua principal forma de sustento.
O cozinheiro está no MasterChef Profissionais 2023, que estreia nesta terça-feira (19), às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea em Band.com.br e Bandplay. Conheça todos os participantes da temporada aqui.
Tarek viajou para o Brasil para sair da guerra
"Eu ainda era estudante, estava trabalhando e, de repente, chegou uma guerra no país, uma guerra em que eu não queria servir", conta em entrevista ao Band.com.br. Foi quando ele tirou o visto para o Brasil e chegou ao Rio de Janeiro em busca de uma nova vida. Lá, encontrou barracas de salgados com a culinária árabe e um convite. "Um homem [dono de uma dessas barracas] me falou que poderia me indicar uma fábrica de salgados em que eu poderia arranjar algo para trabalhar", relembra.
Ele conseguiu o emprego, mas as condições de trabalho eram degradantes: "Percebi que tinha algo de errado, porque a gente não recebia dinheiro, a gente só comia as esfihas e os salgados que a gente fazia, dormia muita gente no mesmo quarto." Tarek viveu nessas condições até que, um dia, decidiu sair para conhecer a cidade. Quando voltou à fábrica, percebeu que haviam roubado todo seu dinheiro.
Desafios em um novo país
Chateado com a situação, ele voltou a buscar ajuda nas barracas de salgado, e seu conhecido o ofereceu uma vaga como vendedor "Eu experimentei o salgado e não gostei do sabor... Nem se compara", lembra. Então, ele teve a ideia de começar a fazer kibes e esfihas para fornecer a essa barraca. "Eu gosto de cozinhar desde pequeno, mas eu nunca pensei em trabalhar como cozinheiro. Meu trabalho na Síria era com banco, nada a ver com o que eu faço agora", explica.
O chef seguiu produzindo esfihas e kibes, abriu sua própria barraca e expandiu os negócios: passou a vender outros pratos árabes e chamar mais pessoas para ajudá-lo. Um dia, decidiu mudar-se para São Paulo, onde conheceu um restaurante que precisava de um gerente. Mais tarde, se tornou dono do lugar.
Carreira de chef
Depois de descobrir a paixão pela gastronomia, Tarek decidiu se aprofundar na área e fez um curso na Le Cordon Bleu. "Eu estudei na melhor escola do mundo de gastronomia", celebra "Estudei, me formei e estou gerindo o restaurante. E eu estou amando a gastronomia mais e mais."
Para ele, o MasterChef Profissionais é uma oportunidade para mostrar suas habilidades na cozinha e contar tudo o que viveu. "Realmente eu quero provar para todo mundo que qualquer pessoa pode chegar", declara Tarek. "Já estou praticamente há oito anos no Brasil e, agora, eu estou me achando. Estou percebendo que eu evoluí [na cozinha]." Boa sorte, Tarek!