Quem é o chef Joan Roca, melhor do mundo que estará no MasterChef Profissionais

Espanhol participa como convidado especial da versão brasileira do programa no episódio desta terça (25). Ele já brilhou no MasterChef do Reino Unido e teve restaurante escolhido como o melhor do planeta em duas ocasiões

Da redação

Espanhol Joan Roca participa do MasterChef Profissionais; saiba quem é o chef
Reprodução/Instagram

Tem convidado ilustre no MasterChef Profissionais desta terça-feira (15)! Premiado com o melhor restaurante do mundo, Joan Roca participa do programa da Band nesta etapa da competição em que restam apenas quatro adversários: Ananda, Thalyta, Diego e Wilson. Joan é um chef renomado no mundo todo e isso se deve a alguns motivos. 

A seguir, conheça melhor o espanhol que estará no MasterChef!

Assista ao teaser do episódio de hoje (25/10)
 


Melhor do mundo

O restaurante Celler de Can Roca conquistou o título em duas ocasiões, em 2013 e 2015, ao ser eleito pela revista britânica Restaurant Magazine. O estabelecimento fica localizado na Catalunha, Espanha, e foi inaugurado em 1986 pelos irmãos Roca: Joan, Josep e Jordi. 

O restaurante recebeu, ainda, três estrelas Michelin em 2009. A nossa chef Helena Rizzo tem uma estrela com o Maní, de São Paulo.

Veja o vídeo do chef Joan Roca para o MasterChef Profissionais!


Já participou do MasterChef!

Joan Roca já tem experiência como convidado do MasterChef Profissionais, mas da versão britânica. Em 2011, os três finalistas do programa tiveram de cozinhar para os irmãos Roca no estrelado restaurante. 

Criatividade e toques surrealistas

A culinária do Celler de Can Roca utiliza essencialmente ingredientes locais da região da Catalunha, mas tem alguns diferenciais que o fizeram conquistar por duas vezes o título de melhor do mundo. 

A técnica da gastronomia molecular, por exemplo, é um deles e contribuiu para as melhores críticas recebidas pelo restaurante, como o Guia Michelin, que ressalta a criatividade. Já o The Times destaca a “fusão de pratos tradicionais com toques surrealistas”. 

“Melhor do mundo não existe”

Embora premiado, o chef Joa Roca mantém os pés no chão. Em uma entrevista à agência de notícias Efe, ele demonstrou que nunca se deslumbrou com o fato de ser o melhor do mundo. 

“Tomamos este reconhecimento com a máxima naturalidade possível e com a maior distância, primeiro porque eles são efêmeros, estão sempre em transformação, e depois porque não é verdade”, declarou em um evento em São Paulo. 

O melhor restaurante do mundo não existe, cada pessoa e amante da gastronomia têm o seu.


Joan Roca tem 58 anos e nasceu em Girona, na Espanha. Trabalhou com os pais e os avós em um negócio de gastronomia da família, antes de abrir o próprio restaurante. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.