Aos 50 anos, nascida em Belo Horizonte (MG), moradora de Itaquera, na cidade de São Paulo, e dona de uma empresa de catering para eventos, Keila chega ao MasterChef Profissionais 2023 para mostrar a quem não tem acesso que é possível, sim, fazer uma carreira na gastronomia.
Em entrevista ao Band.com.br, a participante disse que teve muita dificuldade em se aceitar cozinheira. “Minha mãe era empregada doméstica e cozinheira, e passou por muita humilhação. Não tinha um olhar bonito para a profissão”. Hoje, por outro lado, quer se realizar no programa e mostrar que dá para conquistar muitas coisas através da gastronomia.
O MasterChef Profissionais 2023 estreia nesta terça-feira (19), às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea em Band.com.br e Bandplay. Conheça todos os participantes da temporada aqui.
Vida pré-cozinha
Antes de se aceitar cozinheira – apesar de cozinhar desde pequena –, Keila teve uma carreira profissional consolidada no setor bancário, até se sentir infeliz na área, e ser incentivada pelo marido, Rômulo (com quem é casada há mais de 30 anos), a se aventurar na culinária.
Começou fazendo eventos para a família, cozinhava em festas, na igreja, na comunidade – tudo sem cobrar 1 centavo. Até que a resposta de uma amiga a fez questionar tudo. “Minha amiga é personal stylist. Pedi a ela uma dica do que vestir em um evento e ela quis me mandar um orçamento. Eu retruquei, disse que só queria uma dica, oras. E ela me respondeu algo que nunca vou me esquecer: ‘uma dica minha é o meu trabalho’”, relembrou. “Foi neste momento que eu pensei: ‘ué, passo o dia inteiro dando dica de receita e não cobro pelo meu trabalho, como assim?’”.
Ainda conciliando seu trabalho no banco, Keila se matriculou no tecnólogo em gastronomia. No meio da faculdade, largou de vez a antiga carreira. “Não tinha estabilidade financeira, mas o trabalho na cozinha é pesado, não estava dando conta... Foi, então, que decidi largar tudo, me arriscar e, agora, estou aqui”.
Buffet de eventos e família no negócio
Na mesma época, em 2015, abriu seu buffet. O primeiro trabalho que fez foi um almoço de Dia das Mães para 12 pessoas. Deu certo! Ao longo destes anos, já fez centenas de eventos particulares – incluindo almoços para celebridades – e corporativos. O maior deles, um jantar na Rota, a Polícia de São Paulo, para mais de 500 pessoas.
Além de três funcionárias fixas que trabalham com Keila na cozinha, a participante do MasterChef Profissionais 2023 emprega dezenas de profissionais freelances (inclusive garçons e copeiros) a partir da demanda e tamanho do evento. Seu filho Enzo, de 25 anos, a ajuda na administração do negócio, assim como seu marido, que é militar aposentado. “Minha filha Bárbara, de 20, também quer vir trabalhar comigo um dia”.
Com o programa, Keila quer visibilidade, além do prêmio em dinheiro – é claro – que vai ajudá-la no sonho de profissionalizar o business. “Quero montar um espaço, uma cozinha. Hoje, toda a produção sai da minha própria cozinha, em casa”.
MasterChef = sonho antigo
Logo na primeira edição do MasterChef Profissionais, Keila já se inscreveu. Chegou a passar por seletivas, mas não foi classificada. Na época, enfrentava problemas familiares. Voltou a tentar neste ano, e aconteceu! “Sou bem competitiva, entro para brigar. Meu ponto fraco, por outro lado, é que sou chorona. Eu me emociono muito fácil e podem me olhar e sentir que sou fraca – mas, não sou não.” Boa sorte, Keila!