Masterchef

Participante do MasterChef+ faz prato francês e ganha elogios de Jacquin

Ida preparou um cassoulet para conquistar o avental da 2ª temporada do MasterChef+; confira a entrevista exclusiva com a participante

Aline Naomi

No auge de seus 86 anos, Ida é a participante mais velha da 2ª temporada do MasterChef+. Para conquistar seu avental, ela se arriscou e preparou um cassoulet, um cozido de origem francesa preparado com feijão branco e carnes — semelhante à nossa feijoada. Isso para agradar não somente Helena Rizzo e Henrique Fogaça, mas também Erick Jacquin.  

"Imagina fazer um prato francês para um francês", exclama Ida na hora da avaliação dos jurados. "Eu adoro cassoulet", diz Jacquin à cozinheira. Depois, ele dá sua opinião sobre o prato. "Não é um cassoulet, mas é muito bom", diz o chef. "Uma versão um pouquinho diferente. Precisa ser corajosa, e você foi muito bem." 

Conquistar uma das vagas no MasterChef+ encheu Ida de alegria. "Nossa, estou tão feliz com essa nova versão minha aqui", desabafa a participante em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "Estou realmente encarando um desafio." 

Antes de dar o avental a Ida, Fogaça pergunta se ela aguentará a pressão do talent show. E basta conhecer a rotina da participante para ter certeza de que a resposta é sim. "Sou uma pessoa superativa: faço academia todos os dias e dou aulas de patchwork", descreve.  

Nascida em Aquidauana (MS), Ida se mudou para o interior de São Paulo aos 11 anos de idade. Depois, foi morar na capital do estado para fazer faculdade. Advogada de formação, ela deixou o emprego anos mais tarde para cuidar dos cinco filhos e, depois de se aposentar, abriu um ateliê para dar suas aulas.  

"Eu me formei quando o meu primeiro filho nasceu. Depois começou a nascer muita criança naquela casa e eu tive que dar uma paradinha", brinca Ida. "Sempre gostei de cozinhar. Com cinco filhos, então, eu tinha que inventar bastante coisa para eles comerem." 

Atualmente, Ida mantém o hábito de preparar refeições para sua família, principalmente aos domingos. "Até hoje eu gosto de cozinhar, por amor mesmo, porque eu estou sempre inventando alguma coisa na cozinha." 

Pronta para competir 

Ida diz ter ficado muito feliz com a conquista do avental do MasterChef+, mas não quer parar por aí e vai entrar com tudo no jogo. "Se eu disser que eu não estou me importando [com o troféu], é mentira", afirma. "Eu estou me importando, eu estou correndo atrás e vou fazer todo o possível para chegar lá." 

Para ela, sua tranquilidade será um ponto forte na competição. "Eu tenho a impressão de que eu vou administrar bem o tempo, porque eu estou muito tranquila, sabe? Eu não tenho aquela ansiedade", analisa Ida. Ainda assim, ela sabe que tudo pode acontecer no MasterChef. "Pode ser que na hora mude tudo, né? Você nunca sabe", pondera.  

Se ganhar o MasterChef+, Ida pretende conseguir mais tempo em sua semana para dar aulas de culinária. No passado, ela chegou a fazer isso a pedido de suas alunas de patchwork: Ida deu aulas aos filhos delas durante as férias escolares. "Eu comecei a dar algumas aulas de culinária, mas começou a faltar tempo. Eu só tenho sete dias na semana, e esses dias estão muito lotados", explica.  

Seja dando aulas de culinária ou participando do MasterChef, ainda teremos muito o que aprender com Ida. Boa sorte na competição!